Soltas do clássico

white corner field line on artificial green grass of soccer field

Soltas do derby eterno. O melhor jogo do mundo.

– O palpite avançado na semana passada tornou-se real. Era altamente improvável o Sporting ter sucesso no Estádio da Luz. Este SL Benfica, independentemente do que a actual classificação nos revela é bastante superior no plano técnico-táctico ao actual Sporting;

– Jogo enorme de Saviola. Revendo o clássico, há algo comum a todas as jogadas perigosas do SL Benfica. A participação assertiva e determinante do argentino;

– Como justificar a quantidade quase pornográfica de bolas perdidas pelos defesas e centrocampistas (André Santos à cabeça) do Sporting? E a cada uma delas seguia-se sempre um ataque rápido do SL Benfica bastante perigoso;

– Técnicamente, Evaldo é do pior que já se viu de leão ao peito. Tem muita força e velocidade q.b. Porém, tal é insuficiente para se poder afirmar como jogador importante nos processos ofensivos de uma equipa que pretende ser dominadora. Jesus explicou a estratégia. Bloquear as saídas do João Pereira, obrigando o Sporting a sair pela esquerda. Percebe-se porquê;

– Cardozo foi o homem do clássico. Tivesse sido eficaz como Paulo Sérgio sugeriu e o resultado teria sido uma catástrofe. As suas duas perdidas antes, e duas perdidas depois dos dois golos, desmentem o treinador leonino;

– Ao contrário dos jogadores do Sporting, os do Benfica sabem sempre qual o melhor comportamento a adoptar nas diversas situações. Nada parece fruto do acaso. Como reagir ao colega que é driblado? Como ocupar o espaço em determinada situação? Se ter conhecimento táctico do jogo pode não ser garante suficiente para o sucesso. Relembre que não basta saber, é preciso aplicar bem. É no entanto inegável que sem tal base, as dificuldades crescem exponencialmente;

– Peixoto voltou à lateral esquerda. Se é verdade o que Jesus garantiu. “Em termos colectivos Peixoto não erra”, é indesmentível que a ausência de um desiquilibrador (Simon?) desde início no seu corredor facilitou imenso o jogo a Peixoto. Afinal, é nas situações defensivas de 1×1 que César encontra mais dificuldades;

– É possível que Nuno André Coelho não tenha feito a exibição atroz que lhe é atribuída. Já aqui referimos que o colectivo não está preparado para reagir às diversas situações (relembre o post anterior). Só por isso os jogadores leoninos ficam mais fragilizados e expostos aos erros;

– Liedson já era. E não é por não ter sido capaz de transformar em golo o único lance verdadeiramente perigoso do Sporting em todo o jogo;

– A muita posse de bola do Sporting foi bastante estéril. Contam-se pelos dedos de uma mão os passes que entraram em apoio frontal, na zona à frente dos centrais do SL Benfica.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3404 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

24 Comentários

  1. PB,

    contam-se pelos dedos os passes "que entraram em apoio frontal" do Sporting desde o princípio da temporada. Esse foi o "pormaior" do jogo e o seu factor verdadeiramente desequilibrador.

    Caso o Sporting tivesse um treinador cuja (única) preocupação não fosse apenas a de "explorar o segundo corredor" (como o próprio disse na flash interview logo após o jogo), teria tido qualidade individual para disputar o jogo.

    A percentagem anormalmente baixa de passes do André Santos (ver registos de comparação no acerto no passe nO Jogo Directo) – a par com a do Maniche, porque estavam na mesma zona – explica-se por duas razões: porque o Benfica teve uma estratégia eficaz para tapar as saídas ofensivas do Sporting e (sobretudo) porque as saídas em construção(?) do Sporting são a coisa mais previsível, mais esforçada e menos inteligente (de jogadores com essa capacidade!) que jamais vi no Sporting.

    André Santos, Maniche e Matias saberiam jogar curto, em construção, em progressão e – sobretudo – pelo meio! Saberiam oferecer tempo e espaço para que os jogadores das alas recebessem a bola com um mínimo de espaço para fazer o que seja. Poderiam fazer do Sporting uma equipa capaz de jogar na largura dos 65 metros do campo, em vez de duas faixas de 10 metros. Mas isso…

    Digo-o desde que vi o primeiro jogo televisionado do Sporting na pré-época (e portanto ainda bem longe de Domingo passado): o Paulo Sérgio é o pior treinador que passou pelo Sporting.

    E muito mais haveria a dizer, mas parece-me claro quem foi quem mais desequilibrou no derby.

  2. Liedson já era.
    Já era, já era não concordo totalmente, agora que já não voltará a ser o mesmo é tambem a minha convicção.
    E porquê???. É da idade, julgo que não.
    Foi da lesão no joelho??. Também não parece.
    A minha aposta baseia-se nos disparates e importância posta no jogador pelo nosso caro presidente.
    À e não esquecer as palavras foram acompanhadas por dois milhõeszitos (quatrocentos mil contos)para assinar por mais dois anos, a um atleta que já ganha cerca de 110 mil.
    E porque é que ele exige 2 milhões.
    Simples quando vê que dão por exemplo dois milhões por um Purovic, o que é que um Liedson e outros pensam.
    O Sporting nem daqui a cinco anos têm solução. Não acredito nas pessoas que gerem o futebol do clube.

  3. "- Técnicamente, Evaldo é do pior que já se viu de leão ao peito. Tem muita força e velocidade q.b. Porém, tal é insuficiente para se poder afirmar como jogador importante nos processos ofensivos de uma equipa que pretende ser dominadora. Jesus explicou a estratégia. Bloquear as saídas do João Pereira, obrigando o Sporting a sair pela esquerda. Percebe-se porquê;"

    Questão importante: se Evaldo é assim tão mau e JJ sabe-o, por que razão é que o Benfica o queria?!

  4. Boas. Grande análise.
    Sobre os comentários, bom, parecem-me vocês todos mais avalizados para o fazerem do que eu, mas, já agora, acrescento a minha parte, sobre o Liedson, principalmente, e o que acho. Acho que ele já era, há algum tempo, mas que serviu de escudo a alguém que até há pouco tempo se sentava no cadeirão da Selecção. Serviu para entretem. Serviu para o homem da geração de ouro se escudar, como outros fizeram com ele mesmo, nos cargos que ocupam.
    O Liedson, para além de tudo, não só da envolvência, tem a idade já mais avançada. Se se admite, para Nuno Gomes, há um ou dois anos, que não tem, já, pedalada para a alta competição, porque é que o «vietnamita esfomeado», como já lhe vi chamarem, há-de ter?
    Além disso a conjuntura assim o leva a tal, endeusamento por parte de adeptos, sócios e direcção, boa imprensa… Bom, um «must».

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

  5. o Benfica quis o evaldo? é a primeira vez que oiço falar em tal possibilidade. entre os 500 nomes que apareceram nos jornais não me lembro de ver o evaldo por lá… talvez estivesse de férias…

    venis

  6. 'PB disse…
    O Evaldo é bastante melhor q o Peixoto'

    oh yeah!
    isso é o mesmo que dizeres que o Obikwelu é bastante melhor do que todos os jogadores da bola e pq? pq corre mais que os outros 😛

    e a jogar à bola?

  7. Anónimo, neste momento preferiria ter o Evaldo ao Peixoto. Não pelo que corre o Evaldo, mas porque o Peixoto move-se, e não falo apenas na passada, à velocidade de um caracol. Está bastante longe, em termos motores do que já foi…

    Se me dissesses até há epoca passada, preferiria sp o Peixoto. Neste momento, não. O homem arrasta-se em campo! Parece que joga nos jogos de reservas!

    De qualquer forma, para que possas conferir que nem sempre pensei assim, vai às etiquetas e procura por Peixoto. Vais ficar surpreendido.

    Neste momento… um tipo com as dificuldades q ele tem em termos físicos, não pode ser tido em grande conta, para uma equipa que se pretenda muito forte…

  8. Pêbêzão, mais uns cêntimos para o PPR,

    Só cá volto quando decidires falar sobre o Bilas Boas, ou será que só quando ele era hipótese para o SCP é que te mereceu apreciações elogiosas?
    Agora enquanto destreina do FCP e após um arranque digamos… surpreendente, nem uma linha!? Tsss. Tsss.
    Como sabes nem todos os gatos escaldados têm medo da água fria.

    Fico a aguardar… sentado.

    Aquele Avraço

  9. Carlocas, a pub n funciona assim pa!!!

    Muito sinceramente, o Bilas ainda n voltou aqui pq esta época ainda só vi um jogo do Porto! Não posso falar do que não vejo, homem!

    Mas, podes deixar tu a tua opinião que a malta gosta de ler tudo!

    Abracinhos para ai (stay in touch)

  10. A panisgagem corrupta não larga o tasco? Fodasse!

    Voces até podem ganhar c isso, mas para quem aqui vem é uma chatice ver esta gentalha corrupta a inundar isto

    ganhem vergonha e escondam-se, corruptos de merda!

  11. "Somos corruptos e com orgulho! Até dá mais prazer ver-vos a espumar assim"

    "espero sinceramente derrotar o benfica com um golo em fora de jogo!"

    Não sei quem é esta pessoa, mas nao gostei que se tivesse apropriado do meu nome…alias a minha pessoa tem associada uma conta de email. Peço desculpa aos administradores do blog pois sei que nao tem nada haver com o post, mas queria esclarecer.

    ruibonga

  12. alguem que pare com exas bericandeiras. eu sou o verdadeiro ruibonga e reafirmo que amo o porto e que adoro ganhar com corrupçao. está na génese do nosso adn. Ides lixar-vos lampiões!

    ruibonga

  13. O tal ruibonga que se apropia do nome dos outros é mesmo tipico do clube corrupto. Vive da corrupção e gosta de ganhar assim, enfim… o Pápa Corrupto quando morrer, morre o clube também, ninguém tenha duvidas.
    Já agora aos autores deste excelente blog também gostava de uma analise ao "informático" Villas Boas.
    Tenham em atenção por exemplo as afirmações do melhor do Mundo que o ignora, nem sequer diz se acha que pode ter sucesso ou não, não acham estranho, isto de quem trabalhou com ele varios anos?
    Como dizer que tal personagem ir treinar o clube corrupto não o surpreende pois para ele (Mourinho) no futebol tudo é possivel? Acham normal?
    Ou será porque o tal Villas Boas não passava do informático do Special One. O que tinha jeito para o Word, Excel, Power Point e fazia os esquemas de treino, adversarios, etc, no computador. Que NUNCA trabalhou no campo do Mourinho, que um dia ainda em Milão foi ter com Mourinho e revelou que no proximo clube deste queria ser 1º adjunto de campo e Mourinho pouco depois o "convida" gentilmente a sair da sua equipa tecnica e a ir provar no banco que é tão bom como a fazer esquemas em Excel.
    Pois é não convem falar disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*