O Sporting precisa de Adebayor

white corner field line on artificial green grass of soccer field
E muito. Um avançado de qualidade indiscutível e capaz de fazer a diferença é do ponto de vista das individualidades o que mais falta faz ao actual Sporting. Porém, não precisa mais de Adebayor que de um treinador exímio na vertente táctica do jogo.
José Couceiro é uma solução a prazo, e não faz sequer sentido tecer juízos de valor à competência do actual treinador leonino. A menos que alguém possa pensar que fará sentido que este se mantenha em funções para lá da presente época. Na improbabilidade de alguém crer nessa opção, fica aqui o recado. Dificilmente Couceiro é melhor treinador que Paulo Sérgio. Não é pelo seu percurso acidentado, rico em derrotas. É mesmo porque as suas equipas sempre se pautaram pela crise de identidade. Pelo facto de serem somente onze jogadores amontoados em campo, sem qualquer lógica ou modelo pré-definido. José Couceiro nunca foi bom treinador e ainda que actualmente não tenha tido tempo para implementar as suas ideias, e ainda que possa ser muito injusto afirmá-lo tão precocemente, é impossível não crer que com outra capacidade de compreensão dos princípios do jogo e com mestria táctica, mesmo com somente quinze dias de trabalho, seria capaz de ter uma equipa sua a não ser subjugada durante (quase) uma partida inteira.
É bem provável que a principal diferença que separa Paulo Sérgio de Couceiro, seja a boa liderança do ex-treinador do Sporting. Com ele, sempre havia vontade de ir à luta, mesmo que fosse somente para apanhar, como tão bem afirmou.
P.S. – Há que aproveitar como nunca o factor casa. Com as saídas de dificuldade elevada que ainda estão por fazer, tal será determinante.
P.S. II – Como bem afirmou Carlos Brito, não se pode centrar toda a análise do jogo na incapacidade do Sporting. O Rio Ave foi uma surpresa bem agradável. Está de parabéns o treinador vilacondense. O Rio Ave joga bem mais (se for sempre assim) que dois terços das equipas da Liga.
P.S. III – Atenção a Júlio Alves. Primeiro ano de sénior e muita maturidade. É claramente um jogador a seguir.
P.S. IV – Dificilmente o Sporting perderá o terceiro lugar. Todavia, tal não é uma afirmação que mostre empatia pelo futebol leonino. É que quem vem atrás (Vitória de Guimarães) não tem uma ponta de qualidade colectiva. Manuel Machado com a qualidade individual de um Beira Mar desceria de divisão. Mas, atenção ao Sporting de Braga. O Paços joga muito, e tem valorizado muito os seus activos. Todavia, não joga com as mesmas armas.

P.S. V – Mais uma época como a actual, e o Sporting estará preparado para vender Rui Patrício por 20 Milhões. Porém, todos os outros juntos não perfarão um terço do valor do melhor guarda redes português da actualidade.

Sobre Paolo Maldini 3777 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

7 Comentários

  1. PB, mau de mais para ser verdade. Nunca vi o meu sporting ser dominado quase 90 minutos por uma equipa que luta para não descer. Já não sei o que dizer.

  2. Fantástico post. Parabéns. A somar a tudo o que tu disseste, e voltando ao Adebayor… Um indivíduo que diz que o Adebayor é um bom nome (para o Sporting, entenda-se) percebe alguma coisa de futebol ? Tem um minimo de noção da realidade ? Merece ser presidente do Sporting…?

    (Não gostei particularmente do PS III. Parece-me que dificilmente passará daquele nível. Há individualidades muito interessantes no Rio Ave mas o Júlio Alves – mesmo tendo a idade que tem – não me parece ser nem a melhor nem a que mais potencial tem.)

  3. E acrescento o belo jogo de Bruno Gama. Parece-me uma espécie de Vieirinha, precisa de sair do país para se afirmar definitivamente numa equipa grande, pois aqui ninguém lhe pega, infelizmente. Muita classe, muito talento.

  4. 20 milhões pelo rui patricio?
    É esta a valorização pelo que tem feito esta época?!? Ou melhor, a época que ele está a fazer justifica esse valor??
    É uma daquelas transferências em que por esses valores é mesmo ver para crer…

  5. Boas. Gostei da relação do texto com o Adebayor, mas já agora, foi porquê? Foi algum dos candidatos que o anunciou, ou assim, ou foi só uma ligação com o que o futebol do Sporting precisa neste momento sem demais pretensões?
    De resto, sem ter visto o Sporting jogar, creio que é uma análise na senda das habituais, com rigor, como é claro.
    A ver se o Rio Ave passa a jogar mais assim, então.
    Já agora ainda sobre o Patrício, foi assim tão, tão precioso?

    Abraço

    Márcio Guerra, aliás, Bimbosfera

    Bimbosfera.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*