“Foi um dos jogadores que quis no Benfica”

white corner field line on artificial green grass of soccer field
“Nuno Gomes, Alan e Hugo Viana
Não voltarão a jogar naqueles clubes a que tradicionalmente se coloca o epíteto de grande.
Se há que perceber que pelo deteriorar das suas capacidades físicas, tal faz sentido no caso do avançado, deve-se lamentar a opção de quem apenas contrata ao potencial, esquecendo a habilidade actual quando se pensa em Hugo Viana ou Alan.
Quem os entende, sabe que juntos, em Braga, proporcionam espectáculos de categoria para quem gosta daquilo que é realmente o jogo. A forma como Nuno se desmarca, a primazia que dá pelo jogo colectivo, tornam-o um parceiro de qualidade para todos quanto os que entendem o jogo como ele.
Alan e Hugo Viana, são jogadores com características tão díspares, e qualidades tão próximas. Muito boa capacidade técnica, e excelência na tomada de decisão. Viana mais hábil a fazer a bola circular, e Alan sempre ofensivo e desequilibrador, sem nunca descompensar a própria equipa.
Interessantíssima a forma como o Sporting de Braga vai construindo o seu plantel ao longo dos anos mais recentes. Ao comando de Leonardo Jardim, são um claro candidato ao último lugar do pódio da Liga Zon Sagres.”
Texto publicado em Setembro de 2011.
Curioso como a opinião sobre Alan foi mudando. Recordo o jogador pouco inteligente que chegou ao FC Porto, incapaz de se impor qualitativamente. Hoje, o brasileiro é um jogador totalmente diferente. Aos 32 anos oferta ao seu clube um rendimento superior ao de Gaitán, Capel e Varela. Por muita confusão que tal lhe possa fazer, é seguro que teria lugar em qualquer plantel do futebol português.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*