O legado de Sá Pinto

white corner field line on artificial green grass of soccer field
“PB, não esquecer uma coisa.
Posicionamento pode depender da capacidade de encaixe de um jogador, mas uma percentagem maior dependerá mais da forma como o treinador transmite a informação, ou falta dela. Na defesa do SCP nem só Rojo faz isso, todos os outros centrais também o fazem. Isso indica algo.” Escrevia assim o Jorge D. do blog Centro de Jogo, num post em que se criticava Rojo pelas suas constantes e habituais falhas posicionais. 
Não se enganou. Colectivamente a ex equipa de Sá Pinto é muito possivelmente a pior no momento defensivo do jogo de toda a Liga portuguesa. Há não muito, quando comparávamos as loucuras de Jesus com a recente loucura de Sá Pinto (corredor central despovoado), referimos que pelo menos as equipas de Jesus sabiam o que fazer no campo. Podiam defender com poucos, mas estavam preparadas para o fazer. Este Sporting não tem um mínimo de coordenação colectiva defensiva. Ninguém se liga a ninguém, ninguém dá as melhores respostas posicionais a cada situação nova. Sem bola é uma equipa à deriva no campo. Os erros individuais sucedem-se e é difícil separá-los da ausência de trabalho colectivo.
Depois de vários insucessos, talvez seja fácil condenar o Sol e as estrelas. Todavia, o grande problema do Sporting é hoje, o mesmo de há muito tempo. Ausência de competência na equipa técnica. Alguém que tenha um mínimo conhecimento do jogo e que saiba transportá-lo para o campo. E é mais do que óbvio que nenhuma destas condições esteve reunida nos últimos anos. 
Não parece tolerável nos dias que correm, com tanta informação disponível haver uma equipa tão desorganizada sem bola como a que Sá Pinto deixou. 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3166 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*