O momento em que o Sporting podia ter mudado o seu destino

white corner field line on artificial green grass of soccer field
O video completo, porque a linguagem corporal de Maxi deixa a entender a descoordenação com Salvio. Repare no gesticular de Maxi. Possivelmente pedindo a Salvio que ficasse. O argentino acabaria por ir embora e a habitual falta de preocupação / rigor defensivo de Maxi poderia ter mudado o jogo. 

Independentemente de Maxi ter mesmo sugerido a Salvio que ficasse no seu lugar, não o deveria ter feito. O Sporting está  mudar o corredor de jogo, e dava tempo mais que suficiente do uruguaio voltar a ocupar a sua posição. Não deixa, todavia, de ser um pormenor interessante para perceber as pequenas dinâmicas que se estabelecem dentro do campo.
Enorme mérito o de Ricky, numa das suas melhores exibições em Portugal, mesmo que tão desacompanhado. O movimento de ruptura do holandês, arrasta Jardel e sem tocar na bola é Ricky o principal responsável pela enorme oportunidade que Elias desperdiçaria. 

E Jardel? Ficar ou ir atrás de Ricky? O desequilibrio foi criado pela competência de Carrillo a conduzir a bola na direcção da baliza adversária (compare com a decisão de Capel no post anterior), e com a incompetência de Ola John. Dá cobertura, mas preocupa-se mais com o corredor lateral do que em fechar a progressão para o meio. Sem pressão sobre a bola, só um Ricky parado impediria que um jogador leonino se isolasse. Se Jardel não sai atrás do avançado, seria Ricky a isolar-se perante Artur

Um posicionamento correcto de Maxi poderia ter anulado a situação. Ainda que, chegar aquele espaço de frente para a baliza com a bola dominada seja sempre garantia de jogada de enorme potencial.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*