“Queremos aprender mais com Guardiola”

Neuer, só alguns querem aprender mais. Lê a tua entrevista ao Kroos, e diz-lhe que Guardiola quer que ele melhore como jogador.

Guardiola diz que Lahm é o jogador mais inteligente que treinou. Dá para perceber o porquê? 
É difícil quebrar com o que se aprendeu anteriormente. Sobretudo se esse aprendizado foi sustentado por doses elevadas de sucesso individual, e colectivo. Contudo, há aqueles jogadores que “conhecem o jogo” e conseguem adaptar-se a “qualquer” modelo de jogo, e a qualquer posição, sem baixar o rendimento. Esses jogadores são aqueles que não se limitam a decorar o que lhes é ensinado. São os que não aprendem sem questionar. São os que verdadeiramente aprendem, o que para a maioria parece não ter sentido. 
Se no início da época eu dissesse que Lahm seria melhor médio do que Kroos, provavelmente seria trucidado nesta mesma caixa de comentários. Hoje, percebe-se que a inteligência é mais importante que tudo o resto. Mais importante, até, que as rotinas da posição que o jogador ocupa habitualmente. Em pouco tempo de jogo, e de treino, no meio campo, Lahm torna-se melhor que um número elevadíssimo de profissionais, do alto rendimento, que jogaram sempre na mesma posição.
Não é particularmente alto, não é particularmente forte, e não tem a qualidade técnica de muitos. E qual é a importância disso, se ele tem o essencial?!
As setas vermelhas representam o/s passe/s que o Kroos faz, na maior parte do tempo.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2930 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*