Coragem ou Entendimento do jogo?

Depois da expulsão de Maicon o treinador do FC Porto decidiu-se por manter a equipa tal como estava escalonada no apito inicial. Ao ver o jogo com uns amigos, dizem-me que Lopetegui tomou uma decisão corajosa, ao não colocar um defesa central em campo. Uma vez que, de facto, seria essa a substituição lógica da grande maioria dos treinadores. Contudo, para mim, não foi preciso grande coragem, tendo em conta aquilo que tem sido o jogo. O que Lopetegui mostra é um entendimento diferente daquilo que é o jogo. O jogo, hoje, é mais do que 4 atrás, 3 no meio, e 3 na frente. E como tal, foi apenas necessário ler o jogo, para perceber que um quarto elemento na linha defensiva é desnecessário na maior parte do tempo. A superioridade com bola que o Porto exibe, dominando o jogo por completo, aliado a uma forte reacção à perda de bola, faz com que os ataques no Boavista sejam praticamente nulos. Ou o Porto recupera de imediato assim que perde, ou a bola chega em más condições aos jogadores mais adiantados do Boavista, dando tempo para que mais unidades se consigam colocar em acção defensiva. O Porto joga basicamente no meio campo adversário.

Independentemente do resultado que possa surgir, é para mim necessário realçar o entendimento do jogo diferente do treinador espanhol, que procurou manter a superioridade numérica onde mais interessava.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*