O futebol é singular…

…E é sobre uma dessas singularidades que me apetece deixar duas linhas.

1- O futebol deve ser a única área de trabalho onde se atribui o grau de excelência (com unanimidade) à profissionais que não têm conhecimento da matéria de trabalho. A nomeação de Diego Costa (o mais mediático, entre outros da mesma lista) é mais um exemplo disso.
Imagine você, patrão, distinguir um empregado por não saber o que fazer na secção em que opera. Imagine, você, colega de trabalho, ver um colega que não sabe como fazer o trabalho distinguido pelo chefe.

2- A tomada de decisão não é mais do que isso: saber o que fazer. Cada situação de jogo, com ou sem bola, exige isso mesmo. Saber o que fazer, quando fazer, como fazer.
O primeiro passo é aprender como fazer (técnicas do jogo). O passo seguinte é aprender a perceber, perante cada situação, o que fazer, quando fazer.

Os futebolistas, como outros profissionais quaisquer, devem ter conhecimento do trabalho sobre o qual vão operar. Se não o tiverem, como em qualquer outra área, não têm o essencial. É assim que se entende o jogo por aqui. E como tal, por aqui, nunca será considerado excelente quem não tiver o fundamental.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3255 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*