
“Já alguém experimentou mandar alguma trivela foguete? Acham que o golo do Lamela é apenas técnica? Experimentem rematar de letra, num gesto técnico perfeito, e verão que a bola saí a uma velocidade ridícula se não suportada por aspetos físicos fora do normal.”
Essa mesma escola, é a que coloca James, e Ibrahimovic no mesmo perfil de decisão de Diego Costa e Di Maria.
“o que afirmei e reafirmo é que desta lista nem todos são claramente conhecidos por tomarem a maioria das vezes a suposta melhor decisão. Falo por exemplo de James, Robben, Diego Costa, Di María e Ibrahimovic.”
E que já tem alguns seguidores que colocam Messi na mesma categoria de Hulk e Ronaldo, e como se não fosse possível ser mais atrevido, na mesma intervenção compara-os à, admirem-se, Bebé.
Ora aqui seguem alguns pressupostos para os atrevidos:
– Os jogadores profissionais são todos fisicamente capazes.
– As qualidades e limitações de cada individuo influenciam na sua tomada de decisão (Morfologia, técnica, capacidades físicas).
– As qualidades e limitações dos colegas desse individuo, também influenciam na tomada de decisão.
– Jogadores mais evoluídos do ponto de vista técnico conseguem fazer mais coisas que jogadores mais limitados do mesmo ponto de vista. E o mesmo é válido para o ponto de vista físico, e surpresa das surpresas, assim como para ponto de vista cognitivo.
– O jogo, hoje, é capaz de eliminar as diferenças físicas (entre profissionais) pela mais valia técnica e inteligência. Isto por hoje se jogar com mais organização que ontem, e como tal ser possível nenhum jogador atacar e defender sozinho. Ex para miúdos: O jogador é rápido e explora muito bem o espaço nas costas, mete-se o lento do Luisão a controlar a largura e a profundidade. O jogador é muito rápido na condução e muito forte no um contra um, mete-se o fraquinho do A.Almeida a defender o que é mais importante (a bola, a baliza, a relação com os colegas mais próximos).
– Qualquer jogador profissional é capaz de executar uma… uma… uma trivela foguete. Mas só se, só se, tiver a técnica necessária para isso. E quem achar que a trivela do Lamela se deve a uma “capacidade física fora do normal”, e o pressuposto do fora do normal é ser algo que outros no mesmo meio (profissionais) não consigam, anda a ver demasiados desenhos animados. Quem é que não se lembra disto?
– Isto não é um espaço para crianças, onde se pretende educar, ou ensinar termos e conceitos como se de uma escola se tratasse. É um espaço para adultos minimamente inteligentes.
Depois agradeces a publicidade.
Fui ao baú do Posse de Bola e encontrei isto
Dá para entender a importância da tomada de decisão, ou se quiserem da análise do contexto?!
Deixe uma resposta