Percentagem de passes certos: pode um passe certo ser um passe errado?

O passe chegou ao destino, é certo. Mas terá chegado na altura certa? Teria mesmo de fazer aquele passe, ou será que deveria arriscar mais e ir para cima?
O jogo é isto. Perceber a situação de jogo (2×1), perceber se o há espaço para penetrar (sim, pelo corredor central), perceber se o adversário está fixo (não), tomar a melhor decisão de acordo com esse contexto.
Impunha-se que Talisca atacasse o espaço, por forma a forçar Ricardo Carvalho a tomar uma decisão. Consoante a decisão do central português seguir pelo melhor caminho: – Se Carvalho lhe tapar a progressão, soltar em Sálvio, deixando-o num 1×0+GR.
-Se Carvalho tapar Sálvio, continuar a penetração até ter boas condições para rematar.
Com a decisão que tomou facilitou a tarefa ao central, afastando muito a equipa do êxito. 
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3407 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*