Um pouco de Cristante e Jonas a quererem contrariar Vitor Pereira

“O ano passado vi o Benfica crescer, crescer, crescer… Neste momento, sinceramente, não sei se o Benfica tem muito por onde crescer. Há ali questões fundamentais que eu não estou a ver como podem ser resolvidas… por exemplo a posição 6… tinha uma qualidade enorme que permitia ao Benfica balancear-se de uma forma que agora não consegue” Vitor Pereira.
Vitor Pereira a partilhar uma visão muito próxima da que tem sido aqui passada. A diferença de qualidade individual (“enorme qualidade individual” foi como se referiu ao FC Porto) é grande entre os dois primeiros classificados da Liga portuguesa.
Contudo, o jogo da Taça de Portugal a trazer algumas boas noticias para Jesus.
Para além da cada vez maior confirmação de que Jonas, poderá ser uma espécie de Saviola dos primeiros tempos (alguém com aquela mobilidade, sobretudo na forma como baixa, mas também quando por vezes cai no corredor lateral, e percepção dos movimentos sem bola causa sempre embaraços nos adversários e garante mais caminhos para chegar à meta à sua equipa (as qualidades com bola são por demais evidentes)), surgiu Cristante. Com o perfil físico que Jesus idealiza para a posição, o italiano mostrou maior conhecimento do que é pedido no modelo de jogo encarnado a quem joga na posição de trinco. Fosse na articulação com a linha defensiva, ou na protecção à última linha, ou na forma pressionante como saía com bola no seu lado, Cristante mostrou qualidades na movimentação defensiva. Com bola ainda muito relacionado com as experiências anteriores de Liga Italiana (“é muito difícil mudar o perfil de um jogador” Vitor Pereira), na procura excessiva da profundidade, mas a mostrar qualidades técnicas sempre que o seu perfil de decisão se aproximava mais do que Jesus pretende no seu modelo. O italiano é um primeiro ano de sénior e terá muito tempo para crescer. Fica o registo de que não é fácil a miúdos afirmarem-se rapidamente num nível totalmente diferente, num jogo muito mais rápido, mas pelas qualidades que apresentou, Cristante acabará por ser o trinco do SL Benfica num futuro não muito longínquo. Assim Jorge Jesus continue como treinador.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*