
O propósito não é elevar a expectativa sobre as possibilidades do Basel. Apenas, mostrar como é super competente a equipa suiça naquilo que um treinador pode controlar. Passes / recepções, criatividade, enfim, qualidade técnica, é algo que foge ao domínio do treinador, e uma equipa com menos organização e menos ideias, mas com muito melhores interpretes estará sempre mais próxima de vencer do que outra bastante organizada mas cujas individualidades demonstram dificuldades na execução, e na análise de cada situação.
O ideal será sempre juntar as individualidades a um treinador capaz de garantir organização num modelo de excelência. Paulo Sousa poderá cair nos oitavos, mas concentra em si e no seu jogar todas as possibilidades que o Basel tem de eliminar o FC Porto.
O Basel apresenta um modelo de clube grande. Linhas sempre subidas, pressão forte com intuito de recuperar mais rápido e mais alto, futebol de posse, fruto do posicionamento colectivo definido por Paulo Sousa, a proporcionar sempre muitas (linhas de passe) e boas (dentro do bloco) opções. Muita curiosidade para ver Paulo Sousa com jogadores com outras qualidades. A dinâmica ofensiva com o aproximar de dois jogadores ao ponta de lança (dentro do bloco adversário), mantendo a largura revela astúcia e como sabe e reconhece o melhor caminho para chegar à meta. Treina na Suiça mas foge completamente aos modelos habituais daquelas paragens. Um estilo “continental” que urge ser conhecido e premiado por quem toma decisões.
Curiosidade. Chega ao Basel depois de ter sido eliminado pelos suiços mais do que uma vez. Foram astutos. Perceberam que mesmo vencendo, era o treinador adversário que encurtava as distâncias e que com pouco fazia muito. Está na altura de mais um salto.
Contra o Zurique, o outro candidato ao titulo, fora de portas, num jogo que pretendiam os locais servisse para encurtar distâncias, a personalidade do Basel tal e qual a personalidade do seu treinador. Dominante, a impor as suas ideias em todos os momentos.
E quando é pontapé longo sem nexo?
Deixe uma resposta