Ataque ganha jogos, defesa ganha campeonatos. United ao fundo. Uma questão de escolhas.

Há Rooney, Falcao, Van Persie, Mata, Di Maria e outros tantos. Com a queda recente do United, surgiu um investimento desmedido. Ignorando-se porém duas premissas decisivas. As equipas não se constroem da frente para trás e é necessário alguém com grandes qualidades para das individualidades formar um colectivo. 
“Defensivamente, o Southampton é magnífico, apenas sofreu 15 golos no campeonato até agora. O mesmo não se pode dizer da defesa do United, composta por três jogadores: ela é patética. Há demasiados espaços entre os centrais e eles não sabem defender. Não param de cometer erros.” Robbie Savage
No United tudo pareceu errado desde o início. Das contratações à grande escolha. A do treinador. No Mundial e ainda que tenha realizado uma prova extraordinária (em resultados), percebeu-se que os princípios defensivos de Van Gaal eram maus. É o risco de contratar aos resultados e não ao modelo.
Se vai escolher alguém para treinador, é bom que avalie o comportamento das suas equipas nos diversos momentos de jogo. Que avalie a organização e não que compare currículos com resultados, ignorando os contextos dos mesmos. Quando contrata jogadores, não o faça por internacionalizações ou altura e peso. Perceba que só fugindo aos habituais chavões poderá escolher bem. E escolher bem é a base de todo o sucesso.
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*