
“Ontem hoje e amanhã… inteligência. O jogo de futebol é um exercício de inteligência. Não inteligência académica, mas sim inteligência na ação, em movimento… Lamento que muitos estejam a destruir a importância do talento e criatividade (associados à inteligência). Mas por muitas voltas que quiserem dar, os melhores, aqueles que marcam a diferença e fazem as pessoas irem aos estádios, serão sempre os mais talentosos. Não os que correm mais rápido ou que que saltam mais alto…”
A afirmação de Carlos Carvalhal cai como uma luva naquilo que se defende por aqui, e aplica-se totalmente nesta e na esmagadora maioria das situações de jogo. De que valeu o tremendo potencial físico e até técnico ao jovem prodígio Inglês, num lance em que tinha tudo para evidenciar a sua qualidade? De que interessou ser mais rápido que os defesas, e ter qualidade técnica para executar o que se pedia? De nada valeu. Porque mais do que sair rápido interessa sair antes. Interessa ver tudo antes para se ter uma uma real vantagem, e depois a aproveitar com o resto. Ver antes é a maior marca dos inteligentes, e por vezes parece que eles vêm tudo mesmo antes de acontecer, quando na verdade já está a acontecer e o segredo é só um: eles viram primeiro. Primeiro que os adversários, primeiro que os colegas, primeiro que o treinador, primeiro que o público que o segue…
Se Raheem Sterling tivesse visto antes estaria em melhores condições de jogar com uma vantagem que ainda não tinha chegado, mas que se encontrava a caminho, para que com isso aumentasse de forma significativa a probabilidade de sucesso do lance. É isto a tomada de decisão, é isto a inteligência de jogo. Ver tudo, ver antes, e jogar de acordo com o movimento do adversário. Se fecha o passe vai embora, se fecha a bola solta o passe. No caso de o lance acabar em golo da forma que Sterling o idealizou teria sido um bom lance? Talvez… Mas de certeza que não teria sido o melhor. E os melhores, fazem sempre o melhor. Primeiro a cabeça, depois o resto…
Queres ser Grande Rahem? Então faz como eles!
Deixe uma resposta