Treinadores que se limitam a seguir a lógica do jogo…

…Treinadores que jogam cada jogo para ganhar. Treinadores que perdem tempo com a bola em campo, metendo-os na rabia. Treinadores corajosos, sem medo de proporcionar aos seus jogadores – seja qual for o contexto, seja qual for o tempo de jogo e o resultado – aquilo que os fez apaixonarem-se pelo jogo em primeiro lugar: o contacto com a bola.

“No long ball. Play!”

O jogo não diz que quem não sofrer ganha. Diz, sim, que quem marcar mais ganha. E para marcar, para ganhar, é preciso ter a bola… no pé. Se metes longo, de quem é a bola? Se metes no colega garantes que é tua, que é dele, que é nossa. É convencer os jogadores disso desde o primeiro minuto, e o primeiro passo para ter uma organização ofensiva marcante está dado. Há quem opte por outros caminhos, e diz-se ser uma questão de gosto. Eu cá, continuo a acreditar, por uma questão de lógica, que quem tem a bola arrisca-se a duas coisas: marcar e não sofrer. E custa-me sempre ouvir, ou ler, que uma determinada equipa, um determinado treinador, abdicou de jogar, de ter bola. Sem que se tenha consciência de que, sem bola – ainda que não se queira marcar – esta-se sempre mais perto de sofrer. Por isso sou adepto do Tottenham de Pochettino, por ser uma equipa que me diverte quando em posse. Hoje, sou adepto de muito poucas porque os que me divertiam antes têm o mesmo nome mas não são os mesmos de ontem.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*