Superioridade numérica e as Vantagens

Uma equipa de qualidade é aquela que procura sempre criar superioridade numérica. É um conceito que utilizo, normalmente, para distinguir uma boa equipa de outra não tão boa. Sabendo eu que, é impossível estar-se sempre em superioridade, assim como não é sempre vantajoso procurar a mesma. É-o algumas vezes. O que significa que há momentos onde procurar a “inferioridade” ou a “igualdade” é a melhor solução. Confuso? Vai contra tudo o que se defende por aqui?
Quando uma equipa se encontra em superioridade, com um número grande de jogadores aglomerados numa determinada zona do campo, a tendência do adversário será para colocar também nesse mesmo espaço, e nos espaços em redor, um grande aglomerado de jogadores. Com isso, há outras zonas do campo que ficam menos povoadas, desaproveitadas, e em algumas dessas zonas quem tem bola pode aproveitar a vantagem do espaço que ocupa. Para fugir da superioridade, para a recusar, só estando em vantagem espacial e/ou temporal. Porque uma equipa pode ter superioridade numérica e estar em desvantagem a defender ou a atacar, porque o que mais interessa é a qualidade da situação que está criada e não a quantidade de jogadores que estão a participar nela.
No fundo poder-se-à dizer que quem recebeu a bola está sempre em superioridade (1×0) durante algum tempo no espaço onde a recebeu. E é naqueles segundos onde está num espaço importante onde entra a qualidade. Qualidade da situação criada, qualidade na tomada de decisão, qualidade de execução. Espaço, tempo, jogador, de qualidade.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*