Duas das quatro Semi-finalistas da melhor prova europeia

Sobre um comentário anterior – Estes comportamentos da linha defensiva parecem tão lógicos que é difícil (para quem desconhece) imaginar que se defenda bem de outra forma.” – é perguntar aos homens do saber táctico infinito qual é a forma que adoptam para defender.  Em Itália é que se defende bem, dizem. Defendia-se bem, sim, quando era Sacchi a comandar a equipa. Treinadores que, estão constantemente no top e são considerados a nata do treino, do jogo, por marcarem presença constante nos momentos de decisão. Mas olha-se para as suas equipas colectivamente e percebe-se que só lá andam pela qualidade individual que têm ao seu dispor. Treinadores que têm nas suas equipas jogadores que lutam pelos prémios individuais mais notáveis, torna-se difícil é não aparecer nesses momentos tão poucos são os grandes com treinadores com ideias à sua medida. Este Ancelotti, que andou com Sacchi, foi treinado por ele, cresceu como treinador perto dele, faz lembrar a velha história que o Nuno do Entre10 conta sempre – “As empregadas do Louvre também por lá andam todos os dias, mas não é por isso que percebem alguma coisa de arte”


Não há qualidade de jogo ofensivo, não há qualidade de jogo defensivo. Ao que eu pergunto, qual foi o critério que levou a que fossem estes os escolhidos para liderar dois gigantes europeus? A resposta é fácil e o público não gosta. Não acham possível que no alto rendimento se escolham treinadores como na mais baixa divisão distrital em Portugal, pelo estatuto.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*