
“Despertou-me a curiosidade porque tem uma metodologia diferente da nossa. Quando aparece algo novo é bom estar actualizado. É gratificante vê-lo, e numa perspectiva futura, será bom continuar a acompanhá-lo”
“O que é novo? O método português que vamos estudar: Variações tácticas, pressão e muito trabalho com bola” Paolo Vanoli, treinador dos sub 19 da selecção italiana.
Nada que surpreenda nas declarações de Vanoli, depois de termos iniciado aqui uma “leitura” sobre o jogar de Paulo Sousa.
Ideias de treinador de grande, mesmo com uma equipa pequena na qualidade individual.
A pressão e as variações tácticas que Vanoli refere, já haviam sido bem identificadas na série de posts alusivos ao trabalho do talentoso treinador português. O muito trabalho com bola, apanágio da nova onda de treinadores portugueses preocupados com a integração de todos os factores de rendimento num só exercício / jogo de treino. O físico, técnico e psicológico associado ao desenvolvimento táctico individual, em função de uma ideia global e colectiva.
Paulo Sousa, um treinador cujas equipas têm identidade em todos os momentos do jogo. Muitas ideias e boas também em organização ofensiva! Onde tantos outros treinadores deixam ao critério das individualidades a resolução de problemas colectivos.
Há que segui-lo e torcer para que o futebol continue a premiar os melhores.
Deixe uma resposta