Impressiona, Paulo Sousa.

“Despertou-me a curiosidade porque tem uma metodologia diferente da nossa. Quando aparece algo novo é bom estar actualizado. É gratificante vê-lo, e numa perspectiva futura, será bom continuar a acompanhá-lo”
“O que é novo? O método português que vamos estudar: Variações tácticas, pressão e muito trabalho com bola” Paolo Vanoli, treinador dos sub 19 da selecção italiana.
Nada que surpreenda nas declarações de Vanoli, depois de termos iniciado aqui uma “leitura” sobre o jogar de Paulo Sousa.
Ideias de treinador de grande, mesmo com uma equipa pequena na qualidade individual. 
A pressão e as variações tácticas que Vanoli refere, já haviam sido bem identificadas na série de posts alusivos ao trabalho do talentoso treinador português. O muito trabalho com bola, apanágio da nova onda de treinadores portugueses preocupados com a integração de todos os factores de rendimento num só exercício / jogo de treino. O físico, técnico e psicológico associado ao desenvolvimento táctico individual, em função de uma ideia global e colectiva. 
Paulo Sousa, um treinador cujas equipas têm identidade em todos os momentos do jogo. Muitas ideias e boas também em organização ofensiva! Onde tantos outros treinadores deixam ao critério das individualidades a resolução de problemas colectivos.
Há que segui-lo e torcer para que o futebol continue a premiar os melhores.
Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*