Treino. Do exercício mais simples ao mais complexo nunca é fácil decidir as condicionantes.

Num qualquer dia de um qualquer planeamento de treino, pensámos criar um exercício com o objectivo de condicionar os jogadores a defender o corredor central, e quando o adversário ficasse sem espaço no corredor lateral tentar a recuperação. Seria dada ênfase para que criassem formas de condicionar o adversário a circular por fora, convidar a entrar no corredor lateral. Para isso foram criadas a seguinte regra: Cada vez que um jogador for ultrapassado pelo corredor central a equipa tem um castigo. Pode ser ultrapassado em passe ou em drible. Para-se o exercício, cumpre com o castigo, volta ao jogo. 4×4+Joker.

O exercício deve ser parado imediatamente para que se perceba onde e quando aconteceu, e sobretudo o porquê. De imediato reforço negativo ao comportamento.

Para não ser ultrapassado o jogador deve realizar bem a contenção – entre a bola e a baliza para evitar o passe vertical, ou o drible, que o ultrapasse pelo corredor central -, bem como colocar os apoios por forma a condicionar o adversário a jogar para trás, ou para os lados. As coberturas devem estar orientadas para defender o corredor central, deixando os corredores laterais livres – dar uma falsa sensação de segurança a quem tem bola para atacar por aí, e quando a bola lá entrar de imediato pressionar forte. Porém, com a regra definida desta forma estamos a retirar reforço positivo de um comportamento que consideramos adequado. Ou seja, o movimento inteior (em passe, ou drible) por parte de quem tem a bola não estaria a ter continuidade em jogo, e não permitiria que o jogador pecebesse a vantagem do mesmo.

Como dar reforço negativo, no momento, a um comportamento inadequado sem com isso prejudicar um comportamento adequado?

Quem nos quiser responder agradecemos. Em breve colocaremos a solução encontrada por nós. Será interessante perceber se tivemos a mesma solução, e ainda mais interessante perceber outras soluções não pensadas.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. Assistência a partir do corredor central dobra o golo, o jogador “eliminado” sai x segundos do exercício, jogador pode recuperar a posição !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*