“Nunca houve tristeza, os resultados não estavam a sair. Andávamos a perder nos últimos minutos mas a nossa sorte vai mudar”

Quem o afirma é Cláudio, o Guarda Redes do Tondela que foi suplente de Matt Jones no período em que Vitor Paneira liderou a equipa.
É gratificante perceber que há neste desporto quem consiga raciocinar ignorando os chavões e ideias habituais. Maior o impacto quando se trata de um habitual suplente.
Cláudio sai valorizado. Se não pelas suas qualidades enquanto guarda redes, pelo seu carácter e percepção de que no futebol a derrota não traduz necessariamente incompetência. Tal como a vitória não garante a competência.
Vitor Paneira, sempre elegante e inteligente enquanto pisava os relvados, prometia numa equipa demasiado fraca individualmente mostrar credenciais. 
O pequeno Tondela procurava com Paneira crescer. Percebiam-se as ideias e mesmo nos jogos de dificuldade elevada nunca abdicava de atacar e ter um futebol positivo. Penaltys falhados nos últimos minutos e golos sofridos na compensação retiraram pontos importantes. Porém, lamentável não é a pontuação com que Paneira deixa a sua equipa (e ainda assim acima da linha de água). Lamentável é que não se tenha percebido que o caminho estava a ser bem desenhado. Que a cultura do apenas defender e a prática do anti-jogo nunca acabará premiada. Nem que a vitória passe para seis pontos e o empate se mantenha a um, haverá sempre quem abdique de jogar. Até quando serão esses os premiados?
Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3309 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*