Deus Guardiola

Alguns continuam a pensar que contra o Bayern a opção de baixar é sempre do adversário. Há quem até pense que Guardiola é hoje um treinador que está mais rendido ao jogo directo. Pode-o ser algumas vezes, mas na maior parte do tempo percebe-se o trabalho que o melhor treinador da história tem para meter o adversário no último terço. A organização ofensiva do Bayern, ou o ataque posicional como lhe gostam de chamar agora é assustadora!

Vamos quando os outros estiverem todos, ou quase todos, atrás da linha da bola. GR+2+3+5

Da próxima vez que virem um central solicitar um extremo na profundidade pensem que Guardiola pode querer uma de duas coisas:

 – Acelerar o processo de conquista de espaços (profundidade), colocando mais rapidamente o adversário no último terço, e por consequência mais longe da sua baliza. E aí, percebes o porquê de os extremos temporizarem, fingirem que vão para cima quando na verdade estão a esperar que os colegas subam e se coloquem no meio campo ofensivo, para aí sim começar a atacar a baliza. 

 – Como tem jogadores muito fortes no 1×1, caso se proporcione essa situação, dar liberdade aos extremos para quebrar o adversário. 

Deus, só ele

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*