
Robert Lewandowski, agora jogador do Bayern Munique, revelou que quando estava no Borussia Dortmund se sentiu frustrado com Jurgen Klopp por este não o ter colocado a jogar a avançado.
«O Borussia expressou interesse em mim depois do meu primeiro ano no Poznan. Quando saí, depois da segunda temporada, queria dar o próximo passo…mas, infelizmente, estava a jogar no papel de 10. Estava muito chateado porque queria jogar na frente», começou por contar o jogador em exclusivo à edição de Dezembro de 2015 Four Four Two.
A revista revelou, esta quarta-feira, um excerto da entrevista e o jogador admitiu que depois percebeu o motivo que levou Jurgen Klopp a colocá-lo nessa posição.
«Só no ano seguinte é que percebi o quanto aprendi nessa posição. Disse a mim mesmo: “Tornaste-te um jogador melhor”. E depois compreendi o motivo pelo qual o treinador me pedir para jogar a 10, fez-me um jogador mais completo», terminou.
O avançado leva, esta temporada, 17 golos em 16 jogos com a camisola dos bávaros e é um dos futebolistas mais falados do momento na sua posição.
Acontece com jogadores de todas as idades. Tantas e tantas vezes que existem azias inacreditaveis, com jogadores a refilar, pais de jogadores a refilar, porque o jovem ou a criança não está a jogar na posição que mais gosta.
Quando o que se trata nisto, mesmo em adultos como o Lewandowski, é tentar fazer com que o jogador viva experiencias que o vão tornar melhor. Mesmo que em alguns casos o rendimento da equipa sofra com isso.
O jogador, dentro das posições em que pode jogar, tem experiencias diferentes, com solicitações diferentes.
Uma criança que apareça para jogar, que perceba zero do jogo, o mais certo é começar por jogar a avançado. E não porque se acha que dentro de 10 anos vá ser avançado, ou que seja a sua melhor posição naquele momento… mas porque para a aprendizagem do jogo, tem coisas simples no inicio para fazer : Dar linha de passe a frente da bola, e pressionar que nem um doido quando os defesas tiverem a bola.
De seguida, o mais normal é a criança passar a jogar a central, não porque va ser central dentro de algum tempo, mas porque vai conseguir ver o jogo de frente, e normalmente tem mais espaço para jogar. Espaço = tempo que precisa para controlar a bola e decidir.
O caminho seguinte sera jogar num dos corredores, para ter mais pressão do que a defesa, mas ainda assim que o estimulo só venha de um dos lados. Por fim, jogar no meio, onde acontece tudo e o estimulo vem de 360 graus.
Nada disto tem a ver com o rendimento da equipa, mas sim com o ensino do jogo ao jogador, a criança, ao jovem.. ao adulto também.
Deixe uma resposta