O que os meus olhos não veêm. Da teoria à prática.

A prática não vive sem a teoria. Da mesma forma que apenas a prática ou valida ou nos traz connhecimentos e / ou abordagens que antes desconheciamos. 
São várias as coisas escritas ao longo destes últimos sete anos pelo Lateral Esquerdo, que não seriam repetidas nos dias de hoje, precisamente porque a (muita) prática traz sempre novas visões da mesma realidade.
Hoje mais do que nunca se percebe o quanto as experiências anteriores dos atletas condicionam os seus comportamentos. O quanto a personalidade / percepção que se tem das suas próprias capacidades são um impeditivo para a evolução individual. Ou evolução dentro de determinado modelo. Hoje é fácil perceber que na prática é tão mais difícil chegar onde se pretende do que apenas teorizando.
Como o “um mais um” para chegar ao dois precisa demasiadas vezes de percorrer um longo caminho. De como as ideias não são imutáveis e dependem excessivamente de determinados constrangimentos que nos são colocados no terreno.
Hoje mais do que nunca se percebe que “chegar lá” não está ao alcance de todos os jogadores. Mesmo que tenham capacidades individuais (físicas e técnicas) excepcionais, a evolução táctica depende tanto dos conhecimentos que se transmitem como da vontade de os aprender, como da disponibilidade para lá chegar.
Hoje é cada vez mais complicado criticar opções técnicas, sem se perceber o modelo / contexto que está por trás de tais opções. Mais fácil, seguramente, concordar ou discordar de ideias do que de opções.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*