
Real Madrid a deixar Ronaldo e Benzema sem trabalho defensivo. Colectivamente a equipa está completamente indefinida. Percebem-se as duas linhas de quatro no momento defensivo, mas tudo demasiadamente mal trabalhado. Distâncias entre jogadores no mesmo sector e entre sectores muito largas. Movimentações em função do adversário e nunca dos colegas. Ofensivamente Ronaldo a surgir mais no corredor central, e na recepção ao Bilbao com a criatividade e capacidade para decidir de James no corredor direito. Grande mérito para a opção de usar Isco, James e Modric em simultâneo. Mesmo indefinido colectivamente, cada posse é bem trabalhada e aproxima o Real das vitórias. Em casa Zidane é demolidor.
Bilbao de Valverde uma das equipas da Liga Espanhola que vale a pena seguir. Uma cultura muito própria de jogo, sempre com mobilidade ofensivamente, jogadores a esconderem-se atrás dos médios adversários e aparecerem para pedir no pé. Largura e profundidade. Uma equipa ofensivamente muito bem definida.
Maiores dificuldades para reagir à perda. Ideia de grande, com muitos jogadores à frente da linha da bola, trazem dificuldades na transição defensiva. Não só pela tempo que demora a restabelecer a organização mas também porque individualmente a sua última linha não tem a qualidade extra que é sempre preciso quando se joga em Madrid. Em organização defensiva o 442 que assume, é pouco pressionante sobre portador. Permite tempo, mas vai controlando espaços.
Deixe uma resposta