Aposta mais segura da semana. Liga Europa.

Dinâmica ofensiva é a marca de Emery no Sevilla. Agora num 442 no momento defensivo, com Banega a acompanhar Gameiro na primeira pressão. Coberturas entre médios, poucos espaços entre linhas e alas dentro. Parte da boa definição em todos os momentos defensivos, para um modelo de grande desdobramento ofensivo. Muita mobilidade, com várias trocas posicionais em organização ofensiva. Trémoulinas, o lateral esquerdo transforma-se em extremo, passando Reyes a pedir a bola mais dentro. No lado oposto, a mesma dinâmica. Banega, um grande talento sempre a mostrar-se disponível para receber no corredor central liga toda a equipa. Um carrossel de futebol ofensivo que promete sempre golos e vitórias. Favoritismo pelo melhor modelo e melhores individualidades na recepção ao Basel.


Basel de Urs Fischer em 442.
Defensivamente a linha média muito rígida perde referências de pressão, alas ficam largos e o duplo pivot do meio não consegue controlar os espaços mais centrais, permitindo que o adversário jogue entre linhas. Os avançados não pressionam alto e a equipa sofre com a mobilidade e dinâmica do Sevilha. A ausência de Walter Samuel por castigo é também uma dor de cabeça para uma equipa que defensivamente já é limitada.
Nos momentos ofensivos um futebol bem prático. Tudo muito rápido, simples e a poucos toques. Chegada rápida à frente seja em futebol directo ou pelos corredores laterais que em cruzamentos procuram chegar a Janko. A referência seja para finalizar ou para as primeiras bolas. Jogo pouco pensado, mas muito intenso. Perante um estilo de jogo tão pausado e tão capaz de guardar a bola, será muito difícil resistir em Sevilha.


Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3011 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*