Decisões tomadas num curto espaço de tempo que podem valer um ano de trabalho. SL Benfica na liderança.

Depois da expulsão de Renato seria expectável que o jogo alterasse substancialmente o que havia sido a sua matriz até ai.
A Rui Vitória cabia tomar de forma muito rápida uma decisão ultra difícil. Precisava de ir atrás do resultado com menos um homem. Assumiu o risco e venceu o jogo!
432 enquanto o jogo esteve empatado. Pizzi, Carcela e Fesja a terem de comer mais metros em largura. Linha defensiva passaria a ter de enfrentar mais situações com oposição de frente para si. Todavia, ofensivamente a presença de Jonas próximo de Mitroglou garantiria que algo poderia acontecer. 
Quantos não optariam por um 441, preservando equilibrio defensivo, esperando um rasgo dos extremos na ligação com o avançado?

Após a vantagem, algum risco durante os momentos iniciais. Mas, ai já Jonas juntava à linha média ao lado de Fesja, num 441 demasiadas vezes pouco rigoroso. E finalmente com a entrada de Samaris o consolidar defensivamente da equipa.
Nunca se saberá ao certo que rumo tomaria o jogo se em detrimento do 432 surgisse o mais conservador 441. O que se sabe é que a opção de Rui Vitória levou a sua equipa à vitória e possivelmente ao título de campeão nacional.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3047 artigos

Criador do “Lateral Esquerdo”, tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto – Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino.

Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Autor do livro “Construir uma Equipa Campeã” da PrimeBooks.

Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*