Primeiro esboço táctico do FC Porto

VALENCIA, SPAIN - OCTOBER 04: Valencia manager Nuno Espirito Santo looks on prior to the La Liga match between Valencia CF and Club Atletico de Madrid at Estadi de Mestalla on October 4, 2014 in Valencia, Spain. (Photo by Manuel Queimadelos Alonso/Getty Images)

Em surdina quem tinha trabalhado com Nuno no Valência enquanto analista, queixava-se da demasiada importância e tempo dispendido nas transições e organização defensiva. A experiência no FC Porto fará Nuno crescer imensamente.

O primeiro esboço, bem passível de ser alterado pelo caminho traz um Porto de regresso ao seu tradicional 433 com dois interiores.

Ofensivamente a mobilidade extremo – interior que já se percebia no Valência é padrão. O posicionamento defensivo dos extremos sem necessidade de se relacionarem com a linha média, confiando num meio campo a três e portanto com capacidade para um dos médios chegar rápido aos corredores laterais garantindo equilibrios, possibilita aos extremos correrem menos km e centrarem-se mais no processo ofensivo.

Muito para perceber ainda mas a base parece definida.

def troca int ext

Sobre Rodrigo Castro 219 artigos
Rodrigo Castro, um dos fundadores do Lateral Esquerdo. Licenciado em Ed física e desporto, com especialização em treino de desportos colectivos, pôs graduação em reabilitação cardíaca e em marketing do desporto, em Portugal com percurso ligado ao ensino básico e secundario, treino de futsal, futebol e basquetebol, experiência como director técnico de uma Academia. Desde 2013 em Londres onde desempenhou as funções de personal trainer ligado à reabilitação e rendimento de atletas. Treinador UEFA A.

2 Comentários

  1. Não tenho achado o porto especialmente competente a defender, pelo contrário, acho que os médios são facilmente atraídos para os corredores laterais, deixando demasiado espaço livre à frente dos centrais que pode ser facilmente explorado. Ofensivamente também me parece tudo muito básico e com pouca dinâmica no corredor central. Acredito que vá melhorar muito em todos os aspectos, mas neste momento estão claramente atrás de benfica e sporting

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*