Foco e concentração mental. Regresso à Liga.

NAPLES, ITALY - SEPTEMBER 17: Napoli's coach Maurizio Sarri looks on during the UEFA Europa League match between Napoli and Club Brugge KV on September 17, 2015 in Naples, Italy. (Photo by Francesco Pecoraro/Getty Images)

Vamos agora pensar no Cagliari e não na ‘Champions’. Sair daqui e depois apresentar-se num jogo normal do campeonato é que é difícil, aí vai ver-se a maturidade da equipa

A frase é de Maurizio Sarri, e foi reportada por um amigo.

Tantas vezes se concentram demasiadas energias procurando entender ou explicar os problemas na condição física decorrentes da jornada Europeia. Quando, cumprido o período mínimo de repouso entre partidas, e se o desgaste acumulado não for evidente (e hoje nas melhores equipas é possível avaliá-lo), a principal dificuldade, aquilo que realmente leva ao menor rendimento pós jornada Europeia tem muito mais a ver com o foco e a concentração mental dos jogadores, que propriamente no seu rendimento físico.

Depois de num grande palco, numa grande competição, onde todos querem estar ao mais alto nível, sujeitos a uma exigência elevadíssima, que tanto se concentram para cumprir ao longo de todos os minutos da partida, difícil é manter um estado de alerta caracterizado pelo conhecimento a todo instante de tudo o que se está a passar, no regresso à “normalidade”.

Sugere o Manuel, quem me reportou as palavras do treinador italiano, que só o hábito e a repetição consecutiva de vivências da natureza de uma Liga dos Campeões poderá minimizar os efeitos desta variação grande do foco. Não poderia estar mais de acordo.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*