Critério e inteligência. Associar ao(s) colega(s) para resolver problemas. Pizzi, Rafa e Guedes.

Gonçalo é mais rápido, mais forte e até remata melhor que Pizzi, e porventura até que Rafa. Num mundo em que as capacidades só por si, isoladas, fossem determinantes, seria já hoje um jogador de condições tremendas.

Porém, numa era em que o espaço escasseia, emerge a capacidade para ver e percepcionar tudo. Para desenhar mentalmente o jogo ainda antes dele acontecer. E ir mudando a cada centésimo de segundo o desenho em função do contexto que varia muito rapidamente.

Pizzi vê, imagina, desenha. Percebe todas as variáveis e usa os colegas para se associar. Quando eles, como Pizzi entendem o mesmo jogo, colectivamente desbloqueiam-se lances e criam-se condições para o sucesso.

Gonçalo tem o jogo dos que isolam as suas capacidades e as usam individualmente, mesmo que à procura do sucesso de todos. A cabeça tantas vezes a olhar para baixo fá-lo perder opções. Fá-lo desviar-se dos adversários à medida que surgem, sem uma ideia predeterminada. Perde condições óptimas porque não desenha na sua cabeça a possibilidade de se associar para ultrapassar barreiras. Antes, quer sempre fazê-lo pelas suas capacidades condicionais.

Há vinte anos atrás, Gonçalo seria um jogador fabuloso e Pizzi talvez jogasse pela primeira Liga. Hoje, o transmontano dá muito mais ao jogo do que o que Gonçalo consegue sequer imaginar. Sem espaço um emerge, o outro desaparece.

Continuem a apoiar o projecto do “Lateral Esquerdo” tornando-se patronos do mesmo no Patreon, garantindo assim acesso a conteúdos exclusivos! Quem tiver dificuldades com o registo no patreon, pode procurar alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com. Muito obrigado às centenas de utilizadores que já o fizeram!

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 2941 artigos
Creator of the "Lateral Esquerdo", is also a teacher at the University Stadium in Lisbon. Soccer coach, having conquered several national titles in Portugal. Experience as soccer coordinator, and lecturer at various Sports Universities. Author of the book "Build a champion team" from the publisher PrimeBooks.

10 Comentários

  1. Guedes é um touro de corrida, o problema está no cérebro… Na 2a liga era apelidado de “demasiado bom” para lá estar mas no futebol de primeira nacional e europeu as suas capacidades mentais vem ao de cima.

    Pode ser que apanhe algum treinador que o ensine alguma coisinha…

  2. Eu percebo este tipo de posts e concordo com a análise às qualidades do pizzi e do guedes, mas o problema é que se está a comparar um jogador de 20 com outro de 27 anos.

    • Não sejam idiotas. Grimaldo tem que idade? Óliver? O que interessa são os estímulos e problemas diferentes a que foram/são sujeitos.
      O guedes provavelmente sempre teve sucesso a desembaraçar-se de qualquer situação através das suas capacidades condicionais. Criar é “pouco” mais do que alterar ligeiramente o que já existe. E o que já existe, no caso do Pizzi por exemplo, são n situações no passado em que ele foi bem sucedido no trilhar de caminhos diferentes. Isto possibilita que soluções como a que encontrou no lance em questão sejam intuídas por ele facilmente. O pizzi procura a dúvida o guedes nem sequer sabe o que isso é.
      Percebo que isto se esteja a massificar, mas esta malta do VM não dá mais que isto. O pizzi na idade do guedes nem no paços era titular. HOuvesse menos Zé motas e gus ledes e isso não aconteceria tanto

  3. Boa analise,

    Penso que o Guedes ainda é muito jovem e muito a evoluir e isso até já se nota pois quanto a mim evoluiu de uma época para outra tornando-se já um jogador importante. E temos que ser justos Guedes defensivamente oferece muito mais que Pizzi e isso pode não parecer muito importante mas é, notório quando Guedes sai da equipa existe muito menor pressão sobre a primeira linha de construção do adversário.

    E falando em jogadores a crescer é ver Grimaldo, Cervi, Nelson Semedo e pena a lesão de Horta mas acredito que tal como Guedes para a próxima época poderá ser um jogador muito importante, quem sabe até fazer deslocar Pizzi para médio direito que é onde penso rende mais ao SLB

    Abraço e boas festas

  4. atençao… isto nao e propriamente uma critica negativa a ninguem. É o que o Guedes é na actualidade. E nunca será alguém com grande critério! Mas, também já fui muito mais radical quanto às analises a este tipo de jogadores. lembro-me que escrevi coisas do Hulk incriveis, e que seria completamente incapaz de o voltar a fazer, pelo total arrependimento! Creio que qq tipo que passe pelo futebol senior, seja em que nivel for, descobre algumas coisas… nomeadamente o que dá para adaptar e tornar util (mt as x!) varios tipos de perfis de jogadores… mas naturalmente que sempre tive e tenho, e provavelmente terei a mm preferencia sobre o perfil que eu acho mais importante!
    Sobre o Guedes sp disse que acho impressionante o que é com a idade que tem! Mas, isso n tem de significar que seja o prototipo de jogador q mais se defende aqui!

    • Será que é assim tão certo que ele é alguém que nunca terá grande critério? Porque dizes isso,existe mesmo falta de inteligência, por exemplo?

  5. bernardo foi vendido em saldo pelo homem que faz da ignorância a sua força, e não acredita em jovens, já nasceu velho , talvez por falta de preparação universitária e a sua arrogância que CRIA, talvez crie algumas galinhas no campo. outro que precisa de ler SENSIBILIDADE E BOM SENSO. Mas pelo menos o bruno já o levou ao quirofano. está a progredir a ainda arranja lá no SPORTEM uma-namorada para exibir. O POVOAS E O QUIROFANO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*