Lições de bem defender. A arte da inteligência II. Último lance do Vitória no Jamor.

Um canto ofensivo. Perda. Transição ofensiva rápida com saída em contra ataque.

Muito espaço e possibilidade do Vitória levar o jogo para prolongamento.

Porém, uma lição de boas decisões dos dois jogadores encarnados que na transição defensiva sobravam atrás da linha da bola, a permitirem que o lance terminasse ainda bem longe da finalização.

Com imenso espaço nas costas e perante velocidade desmedida de ruptura (para receber passe de Marega), Lindelof e Nélson a baixarem metros a grande velocidade (encurtando espaço para o guarda redes), para que quando surgisse a Marega o momento de fazer o passe, este já não pudesse ser muito esticado sob pena de Ederson intervir. Ou seja, quando chegasse o momento do passe, por cima já não entraria porque terminaria no guarda redes, por entre defesas também teria de ser esticado e dificilmente deixaria de ser de Ederson, deixando como possibilidade maior o passe entrar por fora dos defesas e portanto mais desenquadrado da baliza e não eliminando defesas.

Para além de que este baixar rápido permite demasiadas vezes para além do proporcionar mais condições de sucesso a quem está atrás da linha da bola, a recuperação defensiva de quem está à frente da linha da bola.

E mais uma vez, o melhor defesa central da Liga, que curiosamente não aparece nos seis primeiros centrais com melhores dados estatísticos da Liga, a resolver uma situação de potencial incrível para a equipa adversária. Tudo sem tocar na bola. Tudo porque decidiu bem. Tudo porque o que mais importa quando defendes não é intervir. Não é cortar ou cabecear. Mas sim controlar investidas adversárias condicionando-lhes decisões. E isso, não é mensurável…

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*