Progressão, espaço e tempo. Competência em todos os momentos.

Uma entrevista incrível de Koke, sobre o jogo!

Com inúmeras citações a reflectirem as ideias que vêm sendo por cá passadas desde há muito.

Destaque para a importância da competência em todos os momentos, porque há sempre adversários que também têm qualidade e te obrigam a passar mais tempo sem bola, mesmo que não o queiras. Só há uma bola, e quando duas equipas capazes de a ter e guardar se defrontam, é determinante a competência nos momentos defensivos. Foi assim a Espanha contra a Itália.

O princípio da progressão. Se há condições para a bola chegar com qualidade ao elemento melhor posicionado da equipa, é lá que a bola deve entrar. Não importa se a bola vem por cima! Desde que seja um passe e não uma bola para ser disputada por dois (colega e adversário) e que como passe que é, facilite a recepção. Se tenho quem possa mais rápido explorar com óptimas condições de sucesso a profundidade, não vou trocar infinitamente a bola. Se o adversário já está desequilibrado, não o vou deixar equilibrar para posteriormente tentar desequilibrá-lo!

E por fim, o quão especiais são os jogadores que conseguem ser bem sucedidos entre médios e defesas adversários, onde o espaço e o tempo escasseia. O seu confessar que não é esse tipo de jogador, ao contrário de Isco e Silva. E são, naturalmente, aqueles que desequilibram os que mais dinheiro devem valer!

 

Lopetegui le aprecia por su gran disciplina táctica. ¿Cómo definiría este concepto?

R. Es importantísimo. Es el orden en el juego. El orden te da equilibrio y eso da muchas ventajas al equipo a la hora de jugar y de defender. En el Atlético somos muy ordenados y cuando vengo a la selección puedo ayudar con ese orden táctico que traigo del club.

 

Contra Italia usted se pasó el partido jugando sin balón: presionando a Verratti cuando ellos salían, cerrando la banda derecha, y subiendo a recibir entre líneas cuando España atacaba…

R. Para mover al rival. Cuando iniciaban el juego salíamos a presionar y cuando nos superaban la primera línea de presión nos replegábamos todos juntitos atrás para que no entraran, porque Italia es una gran selección. Y cuando recuperábamos la pelota tratábamos de hacer muchos movimientos porque ellos defensivamente son un gran equipo, y si los interiores hacíamos movimientos podíamos abrir sus líneas y generar espacios para que Isco, Asensio y Silva jugaran más cómodos y marcaran esa diferencia.

 

Sí, contra Italia nos juntábamos atrás porque es una gran selección. El rival te lleva a defender.

 

Sorprendió ver a De Gea lanzando contras. Incluso le metió un pase de 50 metros para ver si usted podía rebasar a Bonucci… Y usted no es velocista.

R. Italia nos hizo una presión hombre a hombre, muy arriba y muy intensa. Dejaban mucho espacio atrás y hubo una jugada en la que me desmarqué, pero no llegué. También hubo otros balones parecidos a Asensio o a Isco.

Es otra forma de salir. Cuando nos presionan no nos da ese miedo de pegar ese pase arriba, que no es un pelotazo. Es un pase para intentar coger al rival desprevenido.

 

Antes de recibir el balón intento pensar lo que voy a hacer, porque ahí hay muy poco tiempo y muy poco espacio. (sobre o espaço entre linhas adversárias)

P. ¿Qué tienen Isco y Silva para vivir en esa zona?

R. Mucha calidad. Se pueden ir de dos o tres contrarios. Para mí es muy difícil. Ellos lo hacen fácil.

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*