Pep a desmontar a Premier League – O incrível Ederson

Manchester City goalkeeper Ederson collides with Tottenham Hotspur's Dele Alli during the English Premier League soccer match Manchester City versus Tottenham Hotspur at the Etihad Stadium, Manchester, England, Saturday De. 16, 2017. (Martin Rickett/PA via AP) Britain Soccer Premier League

Ainda em Outubro (aqui), enquanto abordava a máquina trituradora de Pep Guardiola e a forma como se preparava para desmontar a Premier League, falei sobre o guarda redes Ederson:

A obsessão pelo controlo total está bem patente na opção pelo recrutamento também de Ederson. O brasileiro era a peça que faltava para garantir mais um elemento a construir com qualidade, capaz de sair curto, mas também mais longo, por Ederson ser talvez o único guarda redes do futebol mundial, capaz de colocar a bola no meio campo ofensivo num passe… e não para uma disputa aérea! Mesmo quando a bola sobe, não sobe para o duelo, sobe para aproveitar espaços e em passe.

Com Ederson, garantiu saída em passe, mesmo que longo para o espaço entre defesas e médios adversários quando a pressão aumenta.

Contra o Tottenham, numa partida de tremenda classe, Ederson demonstrou tudo o que referi em Outubro, e foi do ponto de vista ofensivo, um dos mais importantes jogadores, que pisou o Etihad no passado fim de semana.

Ora veja:

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

 

Para o Natal, em Promoção: (aqui)

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3767 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

9 Comentários

  1. Este GR é estratosférico. É o primeiro de uma nova versão do que significa ser GR. Daqui a 50 vêem-se vídeos destes para mostrar que foi a partir daqui que mais nenhuma posição foi deixada de fora do futebol moderno.

    • Caro Miguel

      Além da qualidade natural, Ederson, só em 2014, já nos seniores, é que começou a brincar nas selecções. É natural que tenha-se valorizado muito e esteja onde está.

  2. Nunca se viu nada assim.

    Nem com Pirlo na posição de Ederson a construção ia ter mais qualidade. Ele encontra soluções que nem o próprio Guardiola no banco imaginaria, em algumas ocasiões.

    • Grande comentário. É mesmo isso. Ederson é um absurdo, vê, dali, o que por vezes mais ninguém vê. Insubstituível e dá possibilidades ao jogo do City que mais ninguém tem ao seu alcance.

    • O Ederson é incrível, sem dúvida. Mas o Telles também tem um pé esquerdo com uma precisão incrível. Não sei qual dos dois o melhor nesse capítulo.
      O que não faz sentido é colocar o Telles nesse lote, dando ideia que são todos maus a cruzar, quando o brasileiro do Porto é o melhor jogador da liga, de longe, no que a cruzamentos e bolas paradas diz respeito.

  3. O que existe de comum entre este city e o barcelona de guardiola – Dois do melhores redes a jogadores com os pés. Ederson – Valdez.
    Aposto que o guardiola nunca disse aquelas celebres frases que sempre se ouviram “se tas apertado bate na frente” ou “se tas apertado joga fora”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*