Kimpembe, a leveza do jogar

O central francês é um dos jogadores referenciados na “The Tactical Room” do presente mês (disponível para patronos).

Já por tinha falado sobre o jovem promissor:

A sofisticação dos métodos defensivos trouxe novos desafios ao ataque posicional de cada equipa. O papel dos defesas centrais é cada vez mais importante no jogo. Porque são eles que têm mais bola, porque cada momento deve ser usado para se precipitar a que algo aconteça no jogo, por mais simples que possa parecer.

Tantas vezes é no primeiro passe que se desmontam organizações.

Kimpembe, o central francês do Paris SG que vai tendo as suas oportunidades, a demonstrar o quanto uma bola que sai da construção pode mudar um lance. Transforma uma situação contra onze e contra um adversário organizado, num lance contra quatro, com portador enquadrado e rupturas a saírem. No fundo, é dele o mérito maior no golo de Cavani que Neymar assistiu.

Apesar de muito rápido, não é pelos traços físicos que impõe o seu jogo. A leitura que faz de cada lance, que lhe permite antecipar o que se passa ao seu redor, a agilidade de um defesa central com uma morfologia diferente do que é mais habitual (bem mais leve), a qualidade técnica, e a forma como pensa o jogo tal como este deve ser pensado, com ligações entre momentos defensivos e ofensivos, tornam-o um dos defesas centrais mais especiais a aparecer para a próxima década.

Vale a pena conhecer, e recordar a sua performance no dia em que enfrentou Leo Messi:

Para terem acesso a todos os conteúdos que por cá se produzem, e darem uma pequena ajuda tornem-se patronos deste projecto. Também com acesso à drive do Lateral Esquerdo, onde partilhamos “influências”. Recordamos que 1 euro mês será desde logo uma grande ajuda! Alternativa no lateralesquerdo.com@gmail.com.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3309 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*