Desportivo de Chaves, de Luís Castro

O objectivo número um no jogo, quando é do alto rendimento que se trata é sempre o de vencer. Para aumentar as chances de se conseguir cumprir o objectivo número um, há caminhos e caminhos. Cada contexto ditará o caminho que mais chances terá de vencer.

Com a certeza de que pouco importará ser-se competente em apenas um dos momentos do jogo, se não há qualidade nos restantes.

A organização ofensiva será sempre o momento de maior dificuldade para se chegar ao golo. Há menos espaço e há mais adversários. As equipas que exacerbam o seu ataque posicional, não garantem por si só maiores possibilidades de vencer os jogos, nem de os perder. Como tantos pensam que acontece. Para que se aumentem chances de vencer, tendo mais bola é necessário também pensar a organização ofensiva com posicionamentos que ajudem a ligar a transição defensiva, porque caso contrário, o jogo ainda fica mais difícil.

Há em Portugal três equipas fora do radar dos quatro primeiros classificados, que têm um futebol verdadeiramente interessante, tendo em conta aquela que é a realidade nacional, e a realidade individual dos seus plantéis. Interessante porque optam pelo caminho mais difícil, o de jogar bom futebol, o de procurar invadir os espaços intersectoriais adversários com a bola junto à relva, optam por seguir o caminho do combinar e desmontar oponentes com um jogo inteligente, ligado e técnico.

Das três, o Desportivo de Chaves é a equipa que colectivamente assegura maior competência em todos os outros momentos.

A qualidade do seu jogo em ataque posicional é um dos oásis numa Liga onde o ponto está caro, e está mais fácil garanti-lo abdicando de procurar valorizar activos.

Se na temporada passada foram inúmeros os jogadores que deu ou fez regressar para os grandes, ou grandes campeonatos, a presente época bem que poderá ficar marcada pela explosão definitiva de Matheus Pereira. O jogador do Sporting tem estado a um nível sensacional, e é mais um grande beneficiado do trabalho e das ideias de Luís Castro.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3356 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*