Paulo Fonseca x Maurizio Sarri

Ataque posicional – Transição Defensiva.

Tacticamente, o Shakhtar e o Napoli são do melhor que a Europa pode ver na presente época. Há imenso talento em ambas as equipas, mas é principalmente os princípios colectivos que se fazem sobressair ao talento individual.

Qualidade incrível em cada momento do jogo, seja ofensivo ou defensivo. E quando assim o é, quando há bola, esta tende a manter-se na posse, porque há boas decisões, porque há um jogo pensado! E quando se perde, tantas vezes é logo recuperada na transição defensiva.

Na jornada deste fim de semana, ambas as equipas voltaram a monopolizar os seus jogos, e a chegar ao golo no momento ofensivo que mais trabalho requer e que maior dificuldade acarreta.

Combinações, entradas em zonas de criação, utilização dos apoios frontais para conquistar espaços e desorganizar estruturas defensivas. Um tratado de bom futebol:

 

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3420 artigos
Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*