Toto show

Recentemente falava de superioridades qualitativas.

Nos tempos mais recentes, e como integrador da boa tomada de decisão, importa perceber os vários tipos de vantagens no jogo. Não somente a numérica, e a espacial, mas também a qualitativa.

De forma muito simples, poderemos pensar em vantagem qualitativa numa decisão como: 3×2, num dos lados posso isolar em 1×0 o Castaignos, do outro deixo em 1×1 com 30 metros para definir, o Messi. Não é garantido que a melhor decisão se relacione apenas com a vantagem numérica. Provavelmente do lado do 1×1 estarão mais golos em 10 jogadas iguais, do que do lado do 1×0.

As exibições de Salvio na presente época são, ainda assim, bastante mais do que ter sucesso indo por caminhos que outros não poderiam ir.

A forma como está a definir não se pode, obviamente, comparar à dos jogadores de nível mundial, que têm por trás de cada toque uma espécie de “grande ideia”. Contudo, a qualidade com que o está a fazer é o maior catalizador da criação do jogo ofensivo do Benfica.

Condução para dentro; servir colegas na zona de finalização, e não servir para a zona de finalização, fixar, soltar atempadamente, e sempre com a qualidade de sempre nas iniciativas individuais.

Fazer a bola chegar a Salvio é à data, uma vantagem qualitativa que o Benfica explora e deve continuar a explorar, porque dos pés do argentino o Benfica aproxima-se do golo.

 

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*