Coberturas – Fixar – Lições tácticas no golo de Brahimi

No golo que colocou o FC Porto de volta ao empate na tarde de domingo no Estádio do Dragão, Brahimi de forma individual desmontou por completo toda a organização adversária.

No video poderá encontrar duas lições importantes. Uma ofensiva, outra defensiva.

A defender, o erro do muito bom jogador, João Schmidt – Não se posiciona na diagonal (cobertura defensiva) para o seu colega que saiu a Brahimi, e permite que o argelino com “apenas” um drible fique de frente para a linha defensiva. No posicionamento correcto, Brahimi ainda teria de desviar Schmidt para poder então enfrentar a última linha adversária

A atacar, o timing extraordinário com que Brahimi executou o passe. Retardar o passe, e executá-lo só bem próximo do defesa, fixando-o, é o que permite que posteriormente a bola entre nas costas do defesa que se fixou, e que seja possível explorar o espaço livre, por se ter obrigado o central a sair da sua posição.

Ora veja:

 

1 Comentário

  1. O Brahimi é um dos ultimos fora de serie do nosso campeonato! Ele sabe dançar, fintar e a sua força é de possuir os dois pés.

    Na primeira receçao, a fluidez do corpo é suficiente para proteger a bola do primeiro adversario e depois ele dansa com o segundo defesa que faz a cobertura dentro e fora mas que o Brahimi finta om os dois pés no instante preciso. Quanto ao Joao Schmidt, ele faz a boa cobertura para impedir o passe ao jogador do porto que està nas costas porque senao esse ficaria com o espaço todo e tambem vigiando o espaço interior mas o Brahimi é um fintador nato e com os dois pés consegue passar no fio da navalha sempre com a sua dança. Quando a defesa do Rio Ave està desposicionado por causa do Brahimi para proteger o espaço central, abriu- se a brecha do ala direito que jà pode receber dentro da grande area. Depois, é uma jogada de finalisaçao que resultou por causa desta vez de erros de nao cobertura.

    Se a jogada fosse modelada sem as fintas do Brahimi, o Brahimi fixava o Schmidt para passar a bola ao herrera no bom timing( acho que é ele) que dava depois ao ala direito de seguida mas nunca esse podia receber na grande area e a jogada de finalisaçao nao seria tao perigosa.

    Nao gosto muito de comentar esses lances fora do contexto e com ilaçoes fàceis de fazer mas aqui nao vejo mà cobertura do Schmidt nem a inteligencia no timing do passe porque o gênio foi de criar a linha de passe com as suas fintas. O passe saiu quando foi criado o espaço.

    Eu so queria realçar a jogada de um dos ultimos fora de serie do nosso campeonato. Nao foi so uma jogada individual mas uma grande jogada tactica do Brahimi: xeque-mate.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*