Os Belenenses – Senhores do Tempo e do Espaço

O jogador Ângelo Neto (C) do Moreirense disputa a bola com Jonatan Lucca (1-D) do Belenenses durante o jogo a contar para a 3ª jornada da primeira liga de futebol entre o Moreirense Futebol Clube e Os Belenenses Futebol, SAD disputado no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas em Moreira de Cónegos, 27 de agosto de 2018. OCTÁVIO PASSOS/LUSA

Toda e qualquer equipa que pretenda ser bem sucedida, mesmo num estilo de jogo que priorize maior capacidade para discernir timings ideais para acelerar e provocar o último passe, que surgem naturalmente em menor quantidade do que os que exijam a preservação da posse, à espera então, do tal timing, precisa de chegar ao último espaço (nas costas da defesa adversária), para que possa ser bem sucedida.

Sem a tal capacidade para aparecer no espaço, pouco importará conseguir gerar condições para tal. Toda a posse se torna insípida e insignificante se não é usada para criar condições para se chegar então à ultima fase, a da finalização.
E esta, surge maioritariamente com boas condições, quanto mais próxima da baliza adversária, e com menos oposição, ou nenhuma! Se nas costas dos defesas.

O histórico Belenenses, orientado por Jorge Silas, é a grande revelação da Liga NOS. E tal se deve, naturalmente, a inúmeros factores, que começam desde logo na competência defensiva, e passam pela forma “camaleónica” com que tacticamente sobe ao relvado a cada jogo, mesmo mantendo identidade bem vincada, mas é no momento ofensivo que o crescimento se tem sentido de forma mais acentuada no último mês.

Depois de um período em que sentiu dificuldades para somar golos, os azuis da cruz de cristo, apresentam agora uma série de soluções para que no último terço os seus jogadores tenham soluções para fazer a magia acontecer.

À posse e aos apoios frontais, e à paciência e leitura superior com que define a passagem do momento de transição para o de organização, assumindo o jogo em ataque posicional, conjuga movimentos e passes de rupturas para o espaço, onde acima de todos, Licá com os seus movimentos circulares a pedir a bola no espaço, voltou a renascer.

Os Belenenses são hoje uma verdadeira equipa, capaz de honrar toda a sua história.

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3616 artigos
Pedro Bouças - Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

9 Comentários

  1. Gostaria de vos informar que este não é o Histórico Belenenses mas sim uma sad representada por uma empresa.
    O Histórico Belenenses joga na distrital, está em 1 lugar e joga pir amor ao futebol.

  2. O histórico Belenenses está a jogar na 1ª divisão da série 2 da AFL. Quando será que a comunicação social segue as diretrizes judiciais e deixa de chamar Belenenses à equipa da codecity???

  3. O histórico Belenenses está na distrital. A equipa a que se refere é a nossa SAD que de histórico não tem nada. Portanto, é a SAD do Belenenses está não o histórico.

  4. Não são os azuis da cruz de Cristo pois, vá ver a lei, e a história desta equipa só começou em 2018 por isso não sei que história e que estão a honrar nem o quão histórica está equipa é. Belenenses sempre ! #contraofutebolmoderno

  5. É lamentável que nesta fase ainda seja preciso explicar a uma publicação especializada que a equipa em causa nesta notícia não representa o Clube de Futebol “Os Belenenses” – o “histórico Belenenses”, clube que assinala este ano o seu centenário. A equipa que participa no campeonato da 1.ª Liga é uma empresa, a Codecity (também designada “Belenenses Sociedade Desportiva sad”, sobre a qual uma providência cautelar já proibiu o uso de simbolos que possam gerar confusão no público com “Os Belenenses”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*