Queirós – Leite: Soltar zona – Apertar o homem

São ambos defesas centrais do FC Porto, venceram a Youth League, bem como o Europeu de sub17.

O entendimento entre ambos vem de longe, e o seu entendimento do jogo é também muito similar.

Há momentos no jogo em que se exige “soltar” a zona para apertar o homem, em função da situação de jogo que se transformou, pelo aumento / diminuir do Espaço.

Quando em determinados momentos um dos centrais aproxima cobertura e porque médio mais próximo da última linha não está apto para integrar linha, é altura de trocar zona por defesa individual. Porque o espaço de protecção da baliza é demasiado grande para que se possa definir um posicionamento que o possa controlar por inteiro. Nessa situação específica troca-se o controlo do espaço pelo controlo do homem (dependendo também, obviamente do número de homens em situação de finalizar! Decidir marcar terá de corresponder a uma situação de igualdade numérica).

A dupla de centrais da selecção portuguesa de sub 20 demonstram:

LIGAR O SOM

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3614 artigos
Pedro Bouças - Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*