Como Keizer prepara Vietto no Modelo do Sporting

Uma das dúvidas que a contratação do muito valoroso avançado argentino incidia sobre onde e como encaixaria no modelo clássico de 4x3x3 de Marcel Keizer.

O primeiro jogo da pré temporada fez perceber algumas das que poderão ser as ideias para retirar o máximo de rendimento de Vietto.

Em ataque posicional, o avançado parte de um posicionamento mais aberto na saída para o ataque, para gerar espaço e alongar a última linha adversária

Posicionamento aberto com bola mais baixa

mas é quando o Sporting progride no terreno e se aproxima da entrada em zonas de criação, que se começa a perceber a dinâmica de movimentos do argentino, aparecendo em zona central ao redor de Bas Dost como um segundo avançado, libertando o corredor para o lateral esquerdo, que adivinha-se será um autêntico extremo no momento ofensivo, no Sporting 2019 / 2020.

Zona de Criação – Espaço interior; Corredor lateral para defesa esquerdo

É precisamente nesse curto espaço (entre linha defensiva e média, e corredor central) que Vietto poderá fazer toda a diferença. Perto da zona de definição e com qualidade técnica para combinar, progredir, assistir ou finalizar.

Dinâmica ao redor do Ponta de Lança – Com Vietto por dentro, Interior (Wendel) menos projectado, mais próximo de Doumbia
Duplo pivot a meio com Wendel atrás da linha da bola quando bola entra em zona de criação. É Vietto quem ocupa espaço interior próximo de Bas Dost. O Triângulo do meio roda e fica 2+1 (Wendel e Doumbia + Bruno)

No momento defensivo, embora seja um ala (corredor esquerdo), no momento de pressão na saída para o ataque do adversário, posiciona-se como avançado, baixando Raphinha no terreno, formando o Sporting um 4x4x2 losango na primeira fase no momento da saída pelo guarda redes.

Como avançado na pressão sobre saída adversária
Como ala esquerdo na 2a fase defensiva – É Bruno quem salta na pressão


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3614 artigos
Pedro Bouças - Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã" da PrimeBooks. Analista de futebol na TV e no Jornal Record.

1 Comentário

  1. Muito bom!

    Por outro lado, dá para perceber que até o último classificado da segunda liga Suíça tem uma linha defensiva mais bem preparada para defender bolas nas costas do que o Sporting… É triste!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*