
Mais um troféu para Pep Guardiola, desta feita depois de domínio repartido, onde foi bem perceptível a nunce estratégica que preparou para sair da pressão do Liverpool, colocando Bravo como central e Stones como médio (Médio porque nas costas da primeira habitual pressão a três do Liverpool – Salah, Firmino, Origi) ao lado de Rodrigo.
Um quadrado (4) contra os 3 do Liverpool, e ainda com laterais bem abertos, livres para receber.

A um City sempre muito estratégico, a decidir posicionamentos e acções em função do modelo de Klopp, respondeu a equipa de Liverpool com a matriz habitual:
4x3x3 – Organização Defensiva imutável nos seus comportamentos – Com “oferta” de entrada interior para recuperar dentro e chegar mais rápido a Firmino para que este lançasse os alas (ver video).

Do lado de Pep, menos “arriscar” no momento defensivo – Menor preocupação com as saídas em Contra Ataque (afinal não é no momento de Transição que mais investe) – Maior preocupação em estando em Organização Defensiva, controlar fechando espaços com todos – Em 4x1x4x1 que se transformava em 4x4x2 quando Silva saía ao central.
Curiosa a forma como preparou a pressão sobre saída do Liverpool, com os dois Silvas a servirem de parede à investida dos centrais dos reds, baixando Gabriel Jesus para controlar entrada de bola nos médios.

MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido
Atropelo à velocidade de Rafa – O lado Táctico da Supertaça (aqui)
Adel Taarabt – Nunca apenas porque sim (aqui)
Um Real problema (aqui)
Deixe uma resposta