Mais um, Pep

Mais um troféu para Pep Guardiola, desta feita depois de domínio repartido, onde foi bem perceptível a nunce estratégica que preparou para sair da pressão do Liverpool, colocando Bravo como central e Stones como médio (Médio porque nas costas da primeira habitual pressão a três do Liverpool – Salah, Firmino, Origi) ao lado de Rodrigo.

Um quadrado (4) contra os 3 do Liverpool, e ainda com laterais bem abertos, livres para receber.

A um City sempre muito estratégico, a decidir posicionamentos e acções em função do modelo de Klopp, respondeu a equipa de Liverpool com a matriz habitual:

4x3x3 – Organização Defensiva imutável nos seus comportamentos – Com “oferta” de entrada interior para recuperar dentro e chegar mais rápido a Firmino para que este lançasse os alas (ver video).

Do lado de Pep, menos “arriscar” no momento defensivo – Menor preocupação com as saídas em Contra Ataque (afinal não é no momento de Transição que mais investe) – Maior preocupação em estando em Organização Defensiva, controlar fechando espaços com todos – Em 4x1x4x1 que se transformava em 4x4x2 quando Silva saía ao central.

Curiosa a forma como preparou a pressão sobre saída do Liverpool, com os dois Silvas a servirem de parede à investida dos centrais dos reds, baixando Gabriel Jesus para controlar entrada de bola nos médios.


MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS  na página de patronos deste projecto. Recordamos que 1 dollar mês será desde logo uma grande ajuda, e suficiente para poder ver tudo o que é por nós produzido

Atropelo à velocidade de Rafa – O lado Táctico da Supertaça (aqui)
Adel Taarabt – Nunca apenas porque sim (aqui)
Um Real problema (aqui)

Paolo Maldini
Sobre Paolo Maldini 3659 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

1 Trackback / Pingback

  1. Ideias, adaptações e estratégias de Guardiola e Klopp – Lateral Esquerdo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*