
Em Vila do Conde o jogo caminhava para o fim, e a equipa de Carlos Carvalhal começava a demonstrar sinais de que com Taremi ao lado de Bruno Moreira poderia ameaçar a vitória do FC Porto, quando Sérgio Conceição num laivo de realidade mas também humildade, sempre necessária para ganhar jogos quando a dificuldade incrementa – Reconhecer virtudes adversárias (mesmo que momentâneas e procurar antídoto mesmo que tal implique vias alternativas), fechou a porta ao Rio Ave com a entrada de Mbemba.
Os últimos 15 minutos ficaram marcados pela mudança de sistema táctico em Organização Defensiva. Nakajima saiu, Marega fechou o corredor esquerdo, e Mbemba entrou para controlar o espaço entre defesas e médios.
O congolês trouxe maior controlo do espaço entre sectores – Saiu a cada bola lá colocada, possibilitando ao FC Porto manter a sua linha defensiva a quatro, e ainda articulou com o sector defensivo sempre que o Rio Ave chegou a zonas de finalização.




Boas Redondo!!
Não achas que depois desta alteração o Rio Ave deveria ter procurado mais a largura, para obrigar o Porto a desposicionar se mais?
O espaço interior (parece me a mim) ficou extremamente reduzido..