Grêmio x Flamengo, no caminho para a Libertadores

Os clubes brasileiros se enfrentam pelo jogo de ida da semifinal da Libertadores da América.  De formas diferentes, as duas equipes buscam dominar as ações do jogo, buscam um jogo mais propositivo. O Flamengo varia mais os corredores, usa mais o entrelinhas, é mais paciente na posse. Busca espaço de um lado, se não tem, vai pelo outro, se tiver espaço acelera, se não, com paciência vai buscando os espaços sem desperdiçar sua posse. Constroem bem com os zagueiros com variação de bola curta e longa, Rodrigo Caio com condução para atrair e libertar nas costas e Pablo Marí tem o passe curto, mas também tem diagonais longas para corredor oposto; traz os laterais, principalmente F. Luís, para o corredor central para ter sempre mais um a construir; baixa Arão entre os zagueiros na variação; alterna os desmarques de apoio no entrelinhas com grande sincronia entre Gabigol e B.Henrique  e ataca bem a área com os médios, fundamentalmente Arrascaeta que vem acumulando gols na temporada. Muita qualidade na manutenção da posse e na capacidade de desequilibrar a última linha adversária para entrar no último terço. O Grêmio é diferente, tem um equilíbrio maior nas características dos dois médios, M.Henrique mais leve, mais condutor e habilidoso e Michel mais combativo, mais pesado e com boa qualidade no passe, porém, não estranhe se Maicón for titular logo menos, jogador muito experiente que é lançado em jogos com esse perfil, tem muita qualidade no passe e agrega mais que Michel na circulação da bola, inclusive esse é um detalhe importante do jogo, o Grêmio tem 3 dúvidas: Alisson, Geromel e Jean Pyerre, dos 3, acredito que tanto Geromel quanto Alisson joguem, Jean Pyerre deve perder a vaga para Luan, ídolo do clube, voltou a jogar bem após a lesão do seu concorrente e não deve ser reserva contra o Flamengo. Quando constrói, o Grêmio depende que os dois médios baixem para vir buscar a bola dos zagueiros em uma zona mais inicial para conseguir progredir, o jogador que está de 10 ocupa o espaço as costas dos médios adversários para obter uma vantagem posicional, o Grêmio acelera mais suas posses que o Flamengo,  usa muito o extremo esquerdo, o internacional brasileiro Everton Cebolinha, para atacar a profundidade e propicia a ele mais situações de 1×1. Panorama geral feito, como vão encaixar as equipes?

Flamengo subindo pressão na saída do Grêmio

Acredito que a bola será mais da equipe de Jorge Jesus que tentará pressionar ao máximo a primeira fase de construção do Grêmio com muito vigor, por vezes posicionada, por vezes pressionante, fazendo a gestão da intensidade para se manter em bloco alto mais tempo possível, o Grêmio por sua vez, não tentará de cara pular a primeira fase de construção, isso só vai ocorrer se os zagueiros ficarem sem opções curtas, até por isso os gaúchos constroem com 7 jogadores.

Grêmio entrando no último terço:

 O Grêmio tentará ao máximo criar situações para liberar o corredor lateral esquerdo de coberturas ao marcador de Everton, então preencherá a área com muita gente e fará a bola chegar nele com velocidade o suficiente para não ter tempo de o adversário conseguir balançar para equilibrar o bloco. O Flamengo por sua vez marca prioritariamente em uma zona pressionante o que pode dificultar a entrada da bola limpa para essa situação.

Flamengo construindo:

Flamengo com sua habitual variação da entrada de um dos médios entre os zagueiros pode ser ainda mais eficaz nesse jogo porque sistematicamente o Grêmio quando defende em zonas médias, o faz em um sistema que é mais profundo do que amplo e isso pode gerar espaços para os laterais rubro-negros progredirem, se não abdicar do sistema e ao mesmo tempo tentar encaixar nos laterais do Flamengo vai gerar espaço no corredor central para Gerson e E.Ribeiro jogarem.

Grêmio em bloco baixo e Flamengo para entrar no último terço

Por ter zagueiros que tem muita qualidade na construção, o Flamengo pode preencher mais o último terço do Grêmio e tentar ocupar os espaços vulneráveis do Grêmio. Lembremos da publicação que falamos sobre marcação individual no futebol brasileiro, o tricolor gaúcho é uma dessas equipes  e o Flamengo usa muito bem os desmarques de apoio para as rupturas nos desequilíbrios gerados, demonstrou isso muito bem contra o outro gaúcho, o Internacional, na fase anterior e pode voltar a fazer aqui, a grande diferença é que o Grêmio tem zagueiros mais rápidos a recuperar o que pode ser uma mais valia para esses encaixes e perseguições longas.

O jogo promete e será um grande encontro entre dois gigantes do Brasil, só que agora, em uma fase aguda de uma competição continental.

Prováveis escalações:

Grêmio :  1 – Paulo Vitor; 4 – Galhardo, David Braz (Geromel), Kanneman e Cortez; 2 – M. Henrique e Michel (Maicón); 3 – Alisson(Luciano), Luan (Jean Pyerre) e E. Cebolinha; 1 – Diego Tardelli

Flamengo:  1 – Diego Alves; 4 – Rafinha, R. Caio, P. Marí e F.Luís; 2 – W.Arão, B.Henrique; 3 – E.Ribeiro, Gerson, Arrascaeta; 1 – Gabriel Barbosa

Texto e Imagens de Rafael Marques
rafaelmarquesfutebol@gmail.com

Instagram: @rafael.marques.oliveira

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*