Carlos Carvalhal: Ser Treinador

Numa óptima conversa com Francisco Gomes da Silva da plataforma ProScout, Carlos Carvalhal falou sobre o Ser Treinador. Processo de Treino, Tática e Liderança. Recolhemos algumas ideias fortes passadas em uma autêntica lição:

“Pensava em preparar a equipa não baseado num sistema, mas sobretudo baseado em conceitos… Comecei a pensar não apenas num sistema, mas sim em vários e o Rio Ave poderia ser o clube.” 

“Nós queremos é estar preparados para todos os momentos do jogo, quer quando estamos num determinado momento, mas também estaremos preparados para o momento seguinte.”

“O Treino é o meio mais importante para atingires aquilo que tu queres para o teu jogo… O Video é importante, mas fundamantal é o treino.”

“Quanto mais partes o exercício, pior é. Um exercício só com finalização é redutor. Deve completar uma situação de perda de bola ou pressão alta. Quanto mais tu partes o jogo no exercício, mais incompleto ele é.”

“O primeiro ponto na preparação estratégica é como vamos encaixar no adversário. Posteriormente, vamos tentar perceber como vamos furar o adversário..”

“No Championship, a pré-época é fundamental porque é o único período do ano onde tu consegues treinar… Mas é uma boa base tática, não nos princípios fundamentais mas no período competitivo, só temos tempo de recuperar e preparar o próximo jogo.”

“Desde o primeiro dia da semana, queremos preparar o próximo jogo jogando… enfrentando os possíveis problemas do próximo jogo.”

“Fundamentalmente, trabalhamos em função da bola. Se está pressionada ou não. Se está no corredor lateral ou central… Se a bola estiver pressionada, a linha defensiva deve aproximar e se a bola não estiver, no minimo, devemos nos preparar para tirar a profundidade.”

“Taremi é fortissimo de cabeça, mas não marca de cabeça porque não utilizamos o cruzamento para chegar ao golo.”

“Liderar não é gritar… É saber influenciar! O lider não precisa de ir à frente, pode ir atrás para o seguirem. É o atributo mais atributo, mas depois há outros aspetos fundamentais para um treinador. Marcar posição, resolver atritos ou até cria-los é fundamental para te impores. Os Treinadores têm de estar preparados para estas questões…”

Conteúdos exclusivos na página de Patronos (aqui)
Por um valor simbólico (a partir de 1 Euro / mês) não só tem acesso a novos conteúdos, como dá uma preciosa ajuda ao projecto a pagar os softwares de análise. Muito obrigado!

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*