N’Golo Kanté, Senhor do Jogo na Luz

O jogo de Kanté no Estádio da Luz foi para lá de assombroso e foi antes de tudo o mais o que permitiu à França um ascendente importante sobre Portugal.

Não tivemos capacidade de recuperar a bola

Fernando Santos

A incapacidade portuguesa para recuperar a bola esteve bastante mais relacionada com um mérito tremendo do oponente do que com fragilidades apresentadas, e nesse capítulo o jogo de Kanté foi tremendo. A forma como jogou sempre a um toque de forma assertiva quando a pressão estava a chegar, destroçou por completo qualquer intento nacional. E mais – Não só Portugal não recuperava a posse, como tal saída fácil e rápida da pressão encontrava posteriormente espaços nas costas de quem vinha pressionar os médios franceses.

Com espaço e de frente para o jogo, encontrou sistematicamente os colegas nas costas dos médios portugueses, pressionado desmontou pressing luso a um toque e pelo caminho entre fechar o espaço defensivo, recuperou e interceptou uma serie de ataques portugueses – Interceptou e finalizou o lance que ditaria o resultado, por exemplo.

Em suma, tudo o que Portugal não foi capaz – Seja Recuperar a posse, seja preservá-la teve em Kanté um feroz opositor.

Já és nosso Patrono?
Por 1$ mês acesso a conteúdo exclusivo:

Sobre Paolo Maldini 3828 artigos
Pedro Bouças - Licenciado em Educação Física e Desporto, Criador do "Lateral Esquerdo", tendo sido como Treinador Principal, Campeão Nacional Português (2x), vencedor da Taça de Portugal (2x), e da Supertaça de Futebol Feminino, bem como participado em 2 edições da Liga dos Campeões em três anos de futebol feminino. Treinador vencedor do Galardão de Mérito José Maria Pedroto - Treinador do ano para a ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol), e nomeado para as Quinas de Ouro (Prémio da Federação Portuguesa de Futebol), como melhor Treinador português no Futebol Feminino. Experiência como Professor de Futebol no Estádio Universitário de Lisboa, palestrante em diversas Universidades de Desporto, Cursos de Treinador e entidades creditadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). Autor do livro "Construir uma Equipa Campeã", e Co-autor do livro "O Efeito Lage", ambos da Editora PrimeBooks Analista de futebol no Canal 11 e no Jornal Record.

2 Comentários

  1. Para completar o ramalhete tivemos o comentador da RTP a dizer sobre o Kanté: “nem se dá por ele, mas ele está lá e acabou por marcar o golo…”. NEM SE DÁ POR ELE?!?!? As pessoas são profissionais e estão a ver em directo. Ah…e são pagos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*