Leão Feliz em noite mais azul

O jogo mal tinha começado e numa das primeiras investidas ofensivas o Sporting adiantou-se. Em Transição Ofensiva como é tão capaz. Saída que procurou o apoio de Tiago Tomás que accionou Tabata e recebeu posteriormente já na grande área, para onde se deslocou a grande velocidade, para abrir a contagem. 

O ponta de lança português é cada vez mais a opção 1 para a posição central da frente do ataque. Cadência de passada elevada que lhe permite chegar em Transição ao espaço antes dos opositores, e movimentos eficientes seja para criar ou para finalizar fazem de TT o jogador que assegura a profundidade ofensiva que em tempos parecia escassa no reino do leão. 

Se o golo cedo poderia prometer noite tranquila para o leão, afinal a B Sad não tem primado por ser uma equipa criadora em fase ofensiva, e é precisamente quando se fecha na sua organização sem bola que se torna competente, a verdade é que os azuis de Petit assumiram o jogo, trocaram a bola, combinaram, e chegaram com facilidades impensáveis ao último terço. Em combinações curtas ou em bolas a explorar a profundidade de Varela ou Miguel Cardoso, o trio da frente foi intraquilizando os centrais leoninos – Neto teve demasiadas dificuldades – por diversas vezes foi batido – e Coates também não teve um jogo fácil.

O empate chegou restabelecendo justiça na partida, e pouco depois em mais um lance com origem num lançamento para as costas da linha leonina, a B Sad teria oportunidade para de grande penalidade se adiantar. 

Adán brilhou entre os postes, seguro o empate, e posteriormente mais uma saída rápida marcada pela inteligência de TT que percebeu a velocidade a que se movia Esgaio, e travou esperando que o jogador azul cometesse a grande penalidade que João Mário aproveitaria para somar o segundo golo do Sporting.

A toada da segunda parte não foi substancialmente diferente. A equipa de Petit encostou bem na pressão (HxH) sobre as costas, dificultou a saída para o ataque do Sporting e nas bolas que recuperou ainda chegou à baliza de Adán. Pelo meio controlou por completo os corredores laterais espaço onde quer defensivamente quer ofensivamente esteve sempre em vantagem numérica. Impediu criação leonina e ainda construiu vários lances de potencial perigoso a partir de um massacrar sobretudo no corredor de  Nuno Mendes.

O Jamor assistiu a um confronto tático de grande nível – Ambas os conjuntos com modelos próximos no momento de Organização Defensiva – com os azuis a superiorizarem-se por completo à equipa de Rúben Amorim, perdendo afinal no capítulo mais decisivo de todos – A eficácia na hora de concretizar criação. 

Foi um Sporting feliz o que garantiu a liderança na Liga no fechar de 2020, e só foi capaz de descansar no jogo depois da incrível decisão de Tomás Ribeiro em fazer-se expulsar.

Ataque Posicional do Sporting

Homem do Jogo: 

Tiago Tomás. Passada Larga, inteligência nos movimentos, destreza motora. Nem sempre engenho técnico mas fisicamente impressionante a tirar vantagem sobre os adversários. Cada vez mais um nove que pode causar estragos. Até porque tem a mobilidade que Amorim idealiza na posição.

Destaque final para Adán. Na noite fria do Jamor, valeu pontos!

Os nossos Videos são criados com

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*