She Believes Cup

Realizou-se em Orlando, Estados Unidos a 6ª edição da She Believes Cup. Uma competição que junta algumas das melhores seleções de futebol feminino do mundo!
Este ano, juntamente com o Canal 11, acompanhámos bem de perto e trazemos para os nossos leitores o melhor desta competição que contou com a participação da melhor Seleção do mundo feminina: EUA

Estas foram as Seleções escolhidas para participar e os respectivos rankings:

Destas 4 equipas a favorita seria sempre os EUA e a outsider a Argentina. Não só pelo ranking mas também por todo o contexto que engloba ainda a liga interna da Argentina, que não é profissional e não tem total apoio da própria federação de futebol. O Brasil e o Canadá apesar de estarem com os mesmos pontos no ranking encontram-se em fases diferentes de desenvolvimento, o Brasil em fase ascendente com uma treinadora muito experiente no futebol feminino (falaremos dela mais à frente) e um Canadá com uma selecionadora nova a começar a construir a equipa e as suas novas dinâmicas. Esta foi a classificação final do torneio:

Destaques:

No vídeo seguinte deixo-vos alguns dos highlights destas 4 jogadoras:

As equipas pelas suas características individuais e colectivas e também pela própria estratégia privilegiaram momentos diferentes do jogo para tentarem ter sucesso e obter rendimento nos seus processos, e como tal deixo-vos também este quadro ilustrativo e resumido, do que aconteceu nos 6 jogos disputados.

Para finalizar, queria destacar dois líderes e duas peças essenciais nas respetivas seleções: Pia Sundhage e Vlatko Andonovski.

Pia Sundhage, treinadora muito experiente de 61 anos, que conta com 2 Medalhas de Ouro Olimpicas pelos EUA (2008 e 2012), 2 Algarve Cup (2008 e 2010), e que depois de uma passagem pela Seleção do seu país de nascimento aceita o desafio de orientar a talentosa seleção brasileira. O que lhes pode trazer? ORGANIZAÇÃO, RIGOR E TÁTICA. Com a qualidade individual sempre em destaque o Brasil tem demonstrado alguma dificuldade em juntar as peças e criar uma dinâmica e pelo que vimos nesta edição da SBC já se encontra muito muito diferente, com algumas dinâmicas e posicionamentos defensivos mais vincados e trabalhados, apesar de ainda não consolidados.

Vlatko Andonovski, treinador macedónio de 44 anos que conta com experiência dos campeonatos femininos norte-americamos e que por isso traz na sua bagagem as dinâmicas, cultura e muito conhecimento do contexto envolvido. Em 2019 tornou-se Selecionador dos EUA substituindo Jill Ellis e conta com 14 jogos e 14 vitórias ao serviço da nação. É um líder nato e destaca-se pela maneira clara como consegue gerir todos os EGOS da equipa norte-americada que recheada de talento e processos muito consolidados precisa de um líder na gestão do balneário e das emoções do jogo. A maior dificuldade que vai ter? Fazer a transição das jogadoras TOP mundial que tem disponível para jogadoras jovens promessas a chegarem agora. De realçar que os EUA tinham em campo duas jogadoras premiadas como melhores do mundo ( Carli Loyd em 2015 e 2016, Megan Rapinoe em 2019). Já o Brasil contava com Marta, a íncrivel Marta, com 6 prémios de melhor jogadora do mundo.

Isto e muito mais, na She Believes Cup

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*