Cinco suspiros de azul

Com golos nos primeiros 20 minutos e uma expulsão à meia hora, cedo a história do jogo ficou contada, num dos jogos de maior capacidade criativa azul e branca em zonas adiantadas.

Para tal muito contribuiu Otávio, posicionalmente mais baixo, em zona de construção ao centro, mais vezes como terceiro médio, para garantir superioridade numérica dos dragões no miolo e assim, fugir à zona pressionante algarvia, que Conceição sabia que viria pressionar alto e tentar roubar bolas ao início de construção portista.

Para Isso, ainda em igualdade numérica e com o resultado nivelado, o Farense foi tentando condicionar o início de construção dos azuis-e-brancos nos corredores laterais, com extremo do lado da bola e ponta-de-lança a tentar promover superioridade numérica em zona pressing.

Mas os golos madrugadores desde cedo ditaram o desfecho de um encontro que acabou por promover cinco substituições numa lógica de poupança ao intervalo.

Para a maior preponderância e presença de Otávio em zona de contração muito contribuiu a presença de três peças que, não sendo indiscutíveis na época portista, transformam e equipa e a transportam para outros patamares exibicionais. João Mário pela forma como liga com os colegas mesmo quando pressionado, Grujic, pelo seu perfil mais posicional quando comparado com Sérgio Oliveira. A simplicidade de processos do sérvio simplifica o jogo azul. E ainda Toni Martinez. Os ex Famalicão mostra, a cada jogo, que a sua agressividade no ataque ao espaço, com e sem bola, faz dele o melhor parceiro de ataque para Taremi.

Destaque então, pois claro, para Taremi, acima de todos os outros. O iraniano beneficiou da parceria com Toni Martinez e do arrojado posicionamento da equipa algarvia para encontrar o seu espaço de ação entre linhas, como segundo avançado, ora para atacar o espaço com bola ora para ligar com os colegas. Dois golos e duas assistência fizeram desta uma das melhores exibições da época do avançado.

Otávio é, cada vez mais, o guia de todo o futebol portista. O joker de Sérgio de Conceição é quem tem menor rigidez no sistema portista. Tão depressa fecha o corredor direito com constrói ao meio ou liga à esquerda com extremo do lado oposto… ou assiste para golo. Este Porto é Otavio e mais 10.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*