Jesus vs Carvalhal em Coimbra – A festa da Taça

Coimbra vai receber a Final da Taça, naquela que será o terceiro embate entre Arsenalistas e Águias. Na Luz venceu o Braga, na Pedreira venceu o Benfica. Mas, o que esperar do confronto em Coimbra?

A Defesa a Cinco

A mais valia que configurou a chegada de Lucas Veríssimo ao plantel do Benfica levou Jorge Jesus a adoptar um sistema de três centrais – Afinal o centro da defesa tornou-se a posição mais forte de todo o plantel.

Uma “cópia” do que faz Rúben Amorim em Alvalade, passou a ser adoptado por Jesus no Benfica. Dois médios que servem de suporte e três homens mais adiantados, que são extremamente velozes a chegar à frente no momento do ganho da bola – Parte de um 5x4x1 em Organização Defensiva baixa, para um contra golpe perigosissimo pela velocidade de Rafa e capacidade de definição de Everton.

Do lado bracarense, o sistema defensivo prima por alterar a sua estrutura em função da altura da bola. Sai para pressionar em 4x4x2, com Ricardo Horta a saltar para o lado do avançado, e Galeno sobre a esquerda a fechar a linha média. E vai transformando-se num 5x4x1. Com bola a aproximar-se da sua baliza, Galeno incorpora linha defensiva e Horta fecha linha média no corredor esquerdo.

Promessa de um jogo sem muito impacto no momento de Organização quer de uma, quer de outra equipa. O espaço escasseia, as linhas a cinco permitem maior controlo sobre largura e sobre o espaço entrelinhas, pela possibilidade que dá aos defensores de sem hesitar sair no portador que aí receber.

ANÁLISE COMPLETA NA PÁGINA DA MOOSH.PT

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*