Diário do CAN 2021, Dia 7: Grupo D

Grupo D, Jornada nº 2

As Super Águias garantiram a presença na fase a eliminar do CAN ao vencer o Sudão por 3-1, no primeiro jogo do Grupo D. Os marcadores dos golos foram Samuel Chukwueze, Taiwo Awoniyi e o homem do jogo, Moses Simon pelo tri-campeão africano, antes de Walieldin Khidir reduzir a desvantagem.

Os comandados de Augustine Eguavoen começaram a vencer o jogo cedo, quando na sequência de um lançamento de linha lateral em direção à área, Joe Aribo amortece para Samuel Chukwueze rematar em direção à baliza e fazer o golo. As Super Águias sempre foram mais perigosas ao longo da primeira parte, principalmente quando ao minuto 35’ tiveram duas claras oportunidades de alargar a vantagem num curto espaço de tempo. Em suma, a Nigéria foi quem esteve sempre mais perto de aumentar a vantagem e nunca o Sudão de igualar o marcador. Vantagem essa que foi alargada ao minuto 45’, quando o 4º árbitro se preparava para dar a conhecer o tempo de compensação, num lance feliz para Taiwo Awoniyi, ficou estabelecido o 2-0.

A segunda parte não podia começar melhor, pois aquele que para mim tinha sido a figura do primeiro jogo, Moses Simon, numa arrancada brilhante penetrou na defensiva adversária e fez o 3-0 para os nigerianos. A grande oportunidade de golo surgiu numa grande penalidade assinalada por um puxão de Ola Aina na área sobre Mustafa Karshom, que passou despercebido ao árbitro da partida, mas para o qual o VAR alertou. Dessa forma, Walieldin Khidir converteu-a com sucesso. Ambas as equipas continuaram a criar oportunidades, mas não conseguiram marcar mais golos, com o resultado a dar à Nigéria a pole position no Grupo e um lugar na fase a eliminar.

Do lado na Nigéria, Zaidu (FC Porto) jogou o jogo todo. Kelechi Nwakali (Ex-FC Porto) entrou na segunda parte, enquanto que Tyronne Ebuehi (Ex-SL Benfica) não saiu do banco. Já Chidozie Awaziem (Ex-Boavista FC), não entrou nos 23 convocados.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

O golo do capitão Mohamed Salah deu ao Egito a vitória e deixou-os em boa posição para garantir a passagem à fase a eliminar na última jornada. É possível que já tenham garantido a passagem como um dos melhores terceiros classificados, mas não garantiram ainda uma passagem direta. Os Faraós partiram como favoritos para este jogo, depois da derrota na primeira jornada. A equipa de Carlos Queiroz precisava de mostrar bem mais futebol se queria realmente ser enquadrada no lote das equipas que irão lutar pelo título.

O primeiro sinal de perigo foi dado pelo atacante do Liverpool, Mohamed Salah, que rematou dois minutos após o pontapé inicial. Mas os Djurtus não tremeram e continuaram a fazer o seu jogo de forma confiante. A superioridade dos Faraós foi evidente desde o primeiro minuto, enviando a bola aos ferros da baliza de Jonas Mendes por duas vezes ao longo da primeira meia-hora.

Na segunda parte, o Egito poderia ter marcado cedo, pois teve algumas oportunidades, mas a qualidade na última decisão ficou aquém do esperado. A Guiné-Bissau jogou com um bloco mais recuado, com o seu guarda-redes inspirado, Jonas Mendes, que em várias ocasiões evitou males maiores para a sua equipa, revelando-se uma barreira difícil de ultrapassar para o Egipto. Estava um jogo difícil de desbloquear, até surgir o inevitável e um dos melhores do mundo da atualidade, Mo Salah, com uma desmarcação fantástica, em resposta a um passe de Amr Al-Soleya não menos fantástico e a rematar de primeira em volley para um golo com elevada nota artística. Pouco depois do golo, Zizo poderia ter aumentado a vantagem com um belo remate de primeira em resposta ao cruzamento de Omar Kamal. Mama Baldé ainda fez o golo do empate para os Djurtus, mas o VAR descortinou uma falta cometida de Baldé sobre o lateral egípcio. Na última jornada, o Egito fechará a fase de grupos com o Sudão, enquanto a Guiné-Bissau enfrentará a já qualificada Nigéria.

Do lado da Guiné-Bissau, Jonas Mendes (Ex-Ac. Viseu), Bura (SC Farense), Fali Candé (Portimonense SC), Sori Mané (Moreirense FC), Moreto Cassamá (Ex-FC Porto), Jefferson Encada (Leixões SC), Mama Baldé (Ex-CD Aves), Piqueti (Ex-Académica) e Panutche Camará (Ex- Vitória SC) foram titulares. Jorginho (Ex-GD Chaves), Frédéric Mendy (Vitória FC) e Leonel Alves (Marinhense) entraram ao longo da partida. Pelé (Ex-Rio Ave FC), Simão Júnior (Vilafranquense) e Manuel Baldé (FC Vizela) não saíram do banco. Alfa Semedo (Vitória SC), Mimito Biai (Académica) e Nanú (Ex-FC Porto) não entraram na ficha de jogo. 

Do lado egípcio, Zizo (Ex-Moreirense) entrou na segunda parte.

Vídeo retirado do YouTube oficial da CAF

FlashScore.pt

Sobre Zidane 33 artigos
André Azevedo. Treinador de Futebol (UEFA B). Licenciado em Educação Física. Mestre em Ciências do Desporto (Especialização em Alto Rendimento). Experiência como Treinador-Adjunto e Principal de escalões de Formação, assim como Analista, Preparador Físico e Treinador-Adjunto no Futebol Sénior em contextos como CD Tondela, FC Paços de Ferreira e Seleção Nacional de Moçambique, respectivamente.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.


*